Funceb abre 30 vagas para oficina sobre Cuírlombismo Literário com Tatiana Nascimento - Veja na matéria


A Fundação Cultural do Estado da Bahia, através da Coordenação de Literatura, vai abrir inscrição para a última oficina do Escritas em Trânsito de 2019. “O que é, como se faz cuírlombismo literário: leitura e interpretação de poesia brasileira contemporânea”, será ministrada pela poeta, tradutora, cantora e compositora, Tatiana Nascimento. São 30 vagas gratuitas!

Os interessados podem se inscrever online de 22 a 30 de outubro (ou até a ocupação completa das vagas), no site da Funceb.  Para efetivar a possibilidade de participação de artistas da palavra do interior do estado, esta edição vai reservar 12 vagas, buscando atender duas pessoas de cada um dos seis Macroterritórios da Bahia.

Para os participantes do interior, a Funceb arcará com o transporte e fornecerá hospedagem no Pouso das Artes – residência artística da Funceb localizada no Pelourinho. A oficina acontecerá de 27 a 29 de novembro (quarta a sexta-feira), das 14h às 18h, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Reconfiguração de temáticas

Dentre os objetivos da oficina estão difundir obras de autoras negras LGBTQIs contemporâneas e discutir a relação entre a teoria queer e o quilombismo, tomando como base as análises de Beatriz Nascimento e Abdias do Nascimento.

Tatiana ainda pretende reapresentar elementos de análise do 'status' da produção literária atual em âmbitos específicos (produção, exegese, difusão, teoria/crítica) e reconfigurar as expectativas temáticas que recaem como critério de inteligibilidade da poesia negra e LGBTQI a partir das temáticas da dor, resistência e denúncia.

Ferramentas de compreensão

Na oficina serão trabalhados os textos de escritores e escritoras contemporâneos da literatura negra, principalmente Kika Sena (AL), Kati Souto (DF), Bruno Santana (BA), Nina Ferreira (DF), Vandia Leal (SP), Laila Oliveira (SP) e da própria oficineira, Tatiana Nascimento (DF), com o intuito de construir coletivamente outras ferramentas de compreensão, leitura e interpretação dessas obras.

Tatiana Nascimento revela: “a oficina é voltada para o público em geral que esteja interessado em refletir sobre descolonização, a heterocisnormatividade e branquitude que operam como pedagogia dominante, tentando doutrinar todos os corpos, todos os olhares, todas as formas de ler, conceber, espalhar poesia”.

Biografia – Tatiana Nascimento é Doutora em Estudos da Tradução (UFSC), Licenciada em Letras - Português (UnB). Também cantora, compositora, poeta, tradutora, realizadora experimental em audiovisual, Editora-fundadora da padê editorial. Atua na produção e incentivo de produções artísticas voltadas para a poesia, culturas negras afrodiaspóricas, educação antirracista, feminismo, lesbiandade e autoria artística de lésbicas negras.


Serviço:

3ª oficina Escritas em Trânsito 2019 – O que é, como se faz cuírlombismo literário: leitura e interpretação de poesia brasileira contemporânea, com Tatiana Nascimento

Inscrições: 22 a 30 de outubro através do site da Funceb - 30 vagas

Oficina: 27 a 29 de novembro, quarta a sexta-feira, das 14h às 18h, na Sala Cia de Teatro do Teatro Castro Alves - Gratuito.

Fonte: ASCOM/GOVBA






Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+