Miguel Calmon: Barragem do França está com 14% de sua capacidade total e preocupa usuários - Aponta dados técnicos

Nesta última terça-feira, 12 de novembro de 2019, aconteceu uma audiência pública no Centro de Capacitação Elza Miranda, em Miguel Calmon, para tratar de assuntos relacionados à barragem do França, que fica localizada entre os municípios de Miguel Calmon e Piritiba, no Piemonte da Chapada Diamantina-BA.

O evento reuniu representantes da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento - SIHS , INEMA, EMBASA, CERB e das Prefeituras de Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo, além da sociedade civil, sindicatos, câmaras de vereadores e outras entidades presentes e ou representadas.

Após vários demonstrativos através de gráficos onde foram apresentados dados reais da atual situação da barragem, a população participou e deu sugestões com o propósito de amenizar os impactos que agravam a "baixa" da água da barragem em um curto espaço de tempo.

De acordo com estudos apresentados, a barragem do França encontrava-se com 30% de sua capacidade no mês de abril desse ano, nesse mês de novembro, após 07 meses, a mesma se encontra com apenas 14% de sua capacidade, o que deixou os usuários preocupados.

Dentre as preocupações dos gestores, dos técnicos e responsáveis pela barragem, estão os agricultores, principalmente os da agricultura familiar, que tiram seus sustentos das plantações e que são regadas com água da barragem. 

Diante da situação, foi criado uma comissão com alguns dos presentes, sendo que outras entidades como igrejas, sindicatos, que não se fizeram presentes na audiência, serão convidadas posteriormente a participar da comissão, para a partir dai criar um plano de ação, manejo e regulamento que será encaminhado ao governo do Estado.

Dentre as cobranças feitas pela população está o reflorestamento da APP (área de proteção permanente) da barragem.

Da redação/Calmon Notícias























Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+