Natural de Miguel Calmon, Primeiro prefeito do PT, Gilson Menezes, morre aos 70 anos


Morreu na madrugada deste domingo, 23, aos 70 anos, Gilson Menezes, um dos fundadores do PT e primeiro prefeito a ter sido eleito pelo partido, em Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com a legenda, Menezes estava há quatro meses em Santa Catarina em busca de um transplante de rim e seu caso era grave. A causa da morte não foi informada. O corpo do ex-prefeito foi velado na Câmara Municipal de Diadema e o sepultamento estava presto para as 10h desta segunda-feira, 24.

Gilson Luiz Correia de Menezes nasceu em 16 de julho de 1949 na cidade de Miguel Calmon (BA) e se mudou para Diadema aos 11 anos. Metalúrgico, foi um dos líderes das greves de 1979, durante a ditadura militar.
Após assinar a fundação do PT, em 1980, Menezes foi eleito prefeito de Diadema em 1982 com 23.310 votos, tendo como vice Paulo Afonso da Silva, também do PT. Ele ficou à frente da prefeitura entre 1983 e 1988, ano em que saiu do PT. Depois, foi eleito deputado estadual por dois mandatos, até 1996, quando, já no PSB, voltou à prefeitura de Diadema, que dirigiu até 2000.
EM 2008, elegeu-se vice-prefeito da cidade na chapa de Mário Reali (PT), derrotada na busca pela reeleição em 2012, quando o atual prefeito, Lauro Michels (PV), foi eleito pela primeira vez.
A última participação de Gilson Menezes em uma eleição foi em 2016, quando tentou e não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal de Diadema.
A Prefeitura de Diadema decretou luto oficial de três dias, até esta terça-feira, 25. “Gilson foi um homem de ideais, acreditou no que fez e fez o que acreditou ser o melhor para a nossa cidade. Foi prefeito por duas vezes, vice-prefeito, deixou marcas que nunca serão esquecidas em nossa cidade”, disse o prefeito Michels.

O ex-presidente Lula lamentou a morte do colega. “Um companheiro que deixa um grande exemplo e uma trajetória de trabalho e dedicação por Diadema e pelo Brasil. Nesse momento de perda e tristeza, minha solidariedade aos familiares e amigos de Gilson Menezes”, escreveu em rede social.
Calmon Notícias, com informações da Veja.

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+