Estudei em escola pública e quero Medicina. E agora? Por Tatiana Sampaio


 Você acredita que só pode cursar Medicina quem estudou nas melhores escolas? Quando você era criança e te perguntaram o que você queria ser quando crescesse, você respondeu que queria ser médico (a)? Você recebeu apoio e orientação? Ou te disseram que seria muito difícil? Pois eu te digo, com a minha história, que é possível sim ter estudado em escola pública e passar em Medicina!

Há não muito tempo a Medicina era um curso elitista e muito distante da realidade da maioria dos brasileiros. A regra geral para ingressar em um curso tão concorrido era provir de uma educação de ponta (geralmente escolas particulares), salvo algumas exceções.

Ser aprovado em uma prova bastante concorrida, como o vestibular de Medicina, exige um alto grau de preparação e dedicação do aluno. Quem almeja essa aprovação precisa “correr atrás” e ir muito além do que a escola entrega. A escola não nos oferece todo o conteúdo e preparação que precisamos, contudo, hoje em dia com o Youtube e a explosão de aulas gratuitas online, o seu sonho pode se tornar real!

Antes da Medicina, eu entrei em dois cursos superiores, mas não me formei porque não era exatamente o que eu queria. Comecei a trabalhar com telemarketing, me acomodei e quando tudo começou a dar muito errado, eu, finalmente, decidi ir atrás do meu sonho. Nessa etapa de tomada de decisão, o mais importante foi o apoio que recebi dos meus familiares e, em especial, do meu esposo. Logo depois, comecei a pesquisar quais os pontos de corte para Medicina na Bahia, quais as melhores formas de estudar para o ENEM, construí um cronograma bem organizado com os conteúdos para o ano todo e comecei a me preparar. E eu nem imaginava que era só o começo de uma jornada muito difícil, mas recompensadora!

Eu acordava às 4:30 da manhã todos os dias!!! Não tinha domingo ou feriado. Começava a estudar às 5h e ao longo do dia, por ficar sempre sozinha, conseguia levar os estudos em um excelente ritmo. Tinha algumas paradas estratégicas (e curtas) para comer e tomar banho, mas levava minha carga horária de estudos até às 20h sem distrações. Era muito pesado, admito. Não saía para lugar algum e meu lazer era assistir a documentários que fossem me ajudar no repertório para a redação! Mas eu sempre amei estudar, sabia porque estava fazendo aquilo, tinha noção do quanto seria difícil a aprovação e me sentia muito motivada. Eu realmente tinha muito prazer no que estava fazendo. É importante lembrar que cada um conhece o seu limite e não é saudável deixarmos de praticar atividade física, tomar sol, separar um tempo para arejar a mente, fazer coisas que gostamos, etc. Todos esses aspectos também ajudam muito na preparação e na hora da prova!

E quem disse que seria fácil? Tive que começar praticamente do zero, visto que eu já havia saído do ensino médio há uma década (Estudei todo o meu Ensino Médio no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon). Me preparei para o ENEM em casa, sozinha, com as aulas gratuitas disponibilizadas no Youtube e uma plataforma de correção de redação (esta era paga). Além disso, o fato de eu ter programado exatamente o que iria estudar ao longo de todo o ano me ajudou muito porque evitou que eu ficasse ansiosa sem saber se daria tempo de estudar tudo até o dia da prova. Também acrescentei no meu cronograma revisões programadas e NUNCA atrasava um assunto. NUNCA! Atrasar assunto te prende em uma bola de neve sem fim. EVITE!

Ademais, eu também separei previamente todos os materiais que usaria para as aulas e simulados. Você vai perceber que perdemos tempo procurando esses materiais e tempo perdido é igual a tempo não estudado!  Uma outra coisa importante: “é melhor sangrar no treino para não sangrar na batalha”! Todo sábado e todo domingo eu fazia uma prova diferente e até o dia da prova, eu havia respondido em torno de 5 mil questões! Responder a um alto volume de questões me ajudou a revisar e a aprender a fazer questões com mais confiança. Até porque, durante a prova, você só tem 3 minutos para responder cada questão!

Quanto aos estudos para a redação, eu comecei a escrever 1 vez por semana e achava que estava excelente, mas não estava. Isso era o que todo mundo fazia. E se você quer passar num curso tão concorrido, você tem que lembrar da frase típica de toda mãe: você não é todo mundo! Faltando 3 meses para a prova, comecei a escrever 3 redações por semana e isso me ajudou demais, é tanto que na hora da prova fiz minha redação em 26 minutos e tirei 980 pontos (o famoso mil “quebrado”!). Além da excelente nota da redação, acertei 39 questões em Linguagens, 40 questões em Humanas, 31 questões em Natureza e 34 questões em Matemática. Ah, um detalhe importante: só não acertei mais questões em Natureza e em Matemática porque no segundo dia de prova administrei mal o tempo e chutei, respectivamente, 7 e 10 questões.

Para finalizar, se eu pudesse atribuir algo ao meu desempenho, eu diria que ter apoio, foco, disciplina, planejamento, organização e muita vontade foram determinantes. E afirmo com toda convicção: você não adquire todos esses atributos da noite para o dia! É preciso muito treino! Seja qual for o seu objetivo, se você tiver na bagagem todos esses itens, será apenas questão de tempo até você conquistar o que tanto deseja! Eu, vinda de escola pública, 10 anos depois de concluir o colegial, JAMAIS havia imaginado que passar no vestibular para Medicina seria possível. E foi! Acredite em seu sonho, busque o apoio verdadeiro de poucas pessoas, mantenha suas metas e seu objetivo no foco, tenha disciplina, se planeje e se organize! Mantenha-se motivado diariamente e encontre algo ou alguém que te inspire!!!! Não desista de você e da versão que você quer ser, mesmo que pareça distante ou difícil!

 Me ofereço para realizar uma mentoria gratuita com duas pessoas que gostariam de se preparar para esse sonho de cursar Medicina numa Universidade e são oriundos do ensino público. Os realmente interessados podem me enviar um e-mail ou entrar em contato pela minha rede social (disponibilizados abaixo) e dois serão selecionados. Conversaremos online em um horário pré-agendado sobre a preparação para a prova, cronograma, métodos de estudo, materiais e algumas estratégias e dicas muito especiais. Um abraço!  Tatiana Sampaio.


 Tatiana é filha de pais calmonenses e atualmente reside em Salvador-BA.

Contato: med.tatianasampaio@gmail.com

Instagram: @tatianasampaios

O Calmon Notícias agradece a Tatiana pelo belíssimo artigo, uma verdadeira história de motivação, dedicação e sucesso.

E também pela disponibilidade em oferecer a mentoria de brinde aos nossos leitores interessados em medicina.


Da redação Calmon Notícias

 



Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+