Ex-presidente Lula foi diagnosticado com Covid-19 e fez quarentena em Cuba

O ex-presidente Lula se encontra com o atual presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel (à direita), e com Raúl Castro, ex-presidente do país e 1º secretário do Partido Comunista cubano — Foto: Divulgação/Instituto Lula

 O ex-presidente Lula (PT) anunciou, nesta quinta-feira (21), que foi diagnosticado com Covid-19 em Cuba e que fez quarentena no país, ao qual havia chegado em 21 de dezembro. Em nota, ele disse que não precisou ser internado e que já está recuperado da doença causada pelo coronavírus.

Em Cuba, Lula também foi submetido a um exame de tomografia, que mostrou lesões no pulmão – segundo o comunicado oficial, elas eram compatíveis com "broncopneumonia associada à Covid-19".

A broncopneumonia é uma inflamação dos brônquios, ao passo que a pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões. Geralmente causada por bactérias mais comuns, a broncopneumonia costuma ser mais branda.

O ex-presidente viajou a Cuba com uma comitiva que tinha no total de nove pessoas, e apenas uma não teve resultado positivo para o coronavírus. O único a ser internado foi o escritor Fernando Morais, que teve complicações pulmonares.

No comunicado, Lula afirmou ainda "que decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados". Ele voltou a São Paulo nesta quarta-feira (20).

Diagnóstico de Covid-19

De acordo com o comunicado, Lula viajou para Cuba no final de dezembro para as gravações de um documentário. Ele viajou com sua esposa, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, e outras sete pessoas. Antes de embarcar e ainda no Brasil, todos haviam se submetido a exames do tipo RT-PCR.

Em 21 de dezembro, quando chegaram a Cuba, fizeram esse mesmo exame, que não apontou qualquer infecção. Porém, cinco dias mais tarde, seguindo os protocolos cubanos de testagem de viajantes, todos tiveram de repetir o teste, que finalmente constatou os resultados positivos para Covid-19. Apenas uma jornalista que acompanhava o grupo não estava contaminada.

No comunicado, Lula agradeceu pela "dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano". Disse também que o médico e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha acompanhou a evolução da doença "em contato direto e diário com os médicos cubanos".


Fonte: G1

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+