Miguel Calmon: Polícia Civil faz alerta sobre o golpe do whatsap clonado

 

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens para dispositivos móveis mais popular no  Brasil e em vários outros países do mundo.

De olho nessa popularidade, criminosos tem investido em golpes que alcançam um grande número de pessoas todos os dias, para ganhar dinheiro.

Os tipos de golpes também estão se tornando cada vez mais sofisticados, os criminosos estão investindo em técnicas de engenharia social para convencer as pessoas a compartilharem os códigos de segurança para autenticação em dois fatores e obter o controle das contas.

Miguel Calmon

Em Miguel Calmon, o delegado de Policia Civil, Dr. Wagner, faz um alerta para que as pessoas tomem o máximo de cuidado e não depositem dinheiro sem antes ligar para a pessoa que está fazendo o pedido e confirmar quem é realmente, além outros cuidados como: conferir o nome da conta em que está sendo depositado o dinheiro.

Como funciona o golpe mais comum:

Os criminosos clonam a conta de whatsap da vítima, e começam a monitorar os contatos dela, a forma como a pessoa se comunica com os amigos, dentre outros detalhes.

Depois que eles (criminosos) já estão com um vasto conhecimento sobre a rotina de conversas da vítima com seu rol de amigos, aí começam os golpes. Mandam mensagem do tipo “Amiga (o) estou precisando fazer um pagamento aqui e não estou conseguindo transferir da minha conta, você poderia fazer pra mim e eu te devolvo amanhã”? Acreditando ser o suposto amigo ou amiga, quem está falando, a vítima vai e cai no golpe, depositando o valor solicitado pelo criminoso.

Se você se deparar com algo desse tipo, nunca deposite ou transfira o valor solicitado sem antes ligar para a pessoa que está pedindo e se certificar de que se trata realmente do seu parente ou amigo (a).


Redação Calmon Notícias



Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+