Setur busca diálogo com o trade para promover a retomada do Turismo

Com o objetivo de buscar o diálogo para promover a retomada do setor em meio à pandemia, o novo secretário estadual Maurício Bacelar manteve sua primeira reunião com representantes do trade, nesta terça-feira (25), pela manhã, na Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). No encontro, os empresários apresentaram suas reivindicações e propostas, já que se trata de um dos segmentos mais impactados pela crise da Covid - 19.

  “Nosso intuito é que o turismo se desenvolva e gere emprego e renda para o povo baiano, por isso quero ouvir a todos para que possamos construir uma agenda de atuação e estabelecer um canal de diálogo permanente com o Governo do Estado”, afirmou Bacelar.

Entre as decisões tomadas na reunião estão a formação de um comitê de crise para, junto ao trade, debater as ações voltadas para o fomento do turismo. “Ouvindo a ciência nós podemos sugerir alternativas que possam permitir a atividade do turismo sem colocar em risco a saúde das pessoas”, propôs.

Na ocasião, os representantes do setor ressaltaram a importância do turismo para a economia baiana. O segmento movimenta uma cadeia produtiva que reúne mais de 50 atividades, além de gerar mais de 200 mil empregos diretos. Com a pandemia, no entanto, perdeu 100 mil postos de trabalho, "sem perspectiva de se recompor de imediato", como destacou Silvio Pessoa, presidente da Federação de Turismo da Bahia. 

Para se ter ideia da contribuição do segmento na economia,  em 2019, o turismo representou 4% do PIB do Estado, equivalente a mais de R$ 12 bilhões. 

Com experiência em gestão pública em órgãos como Detran, Adab e Prefeitura de Camaçari, entre outros, Maurício Bacelar se colocou à disposição para avaliar as demandas, trabalhar em parceria e levar adiante ações que contribuam para o amplo desenvolvimento do turismo baiano. 

A presidente da Abav, Ângela Carvalho, ressaltou o potencial turístico da Bahia e a necessidade de sua participação efetiva em feiras e eventos para promover o destino. Destacou que este ano, a Abav Expo Feira, antes realizada em São Paulo, será sediada no Ceará, em outubro. Com isso, já teve o compromisso do secretário para, junto ao trade, pleitear a realização do evento na Bahia no próximo ano. 

E lembrou que, assim como o Ceará, pontuou a realização da Abav Expo Feira no Ceará, em outubro,  ressaltando que a Bahia também tem potencialidade para realizar o evento. 

A reunião contou com a participação, entre outros, de Ângela Carvalho (Abav/CBTur), Luciano Lopes (ABIH-BA), Luiz Henrique Amaral (Abrasel), Sílvio Pessoa (Fetur), Cinara Cardoso (Abeoc), Avani Duran (CET/Fecomércio), Roberto Duran (Salvador Destination, Unedestino e CBTur), Pedro Costa (Convention Bureau Nacional), Sérgio Gomes (Salvador Convention Bureau) e Jean Paul (empresa de receptivo Lilás). Da Setur participaram os assessores Fernando Ferrero e Magno Lavigne  e a diretora de Planejamento Turístico, Giulliana Brito.

Ainda no encontro, o novo secretário de Turismo ressaltou a importância das potencialidades do Estado e de promover o seu ordenamento para alavancar as atividades do setor. “A Bahia tem riqueza cultural e belezas naturais, enquanto outros lugares tiveram de construir obras para atrair turistas".

 

 Ascom / Setur

(71) 3116/4105 / 4118




 

 

 

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+