Setores de cultura, eventos e beleza ganham isenção de IPTU e IPVA no DF


O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a lei que isenta o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para alguns grupos de trabalhadores da capital federal. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a medida foi autorizada como forma de enfrentamento à crise econômica que surgiu com a pandemia da covid-19.
“Havia uma demanda. O secretário de economia do DF, André Clemente, fez a sugestão para o governador, encaminhou esse projeto para a Câmara Legislativa do DF (CLDF), foi votado e voltou para sanção”, ressaltou Gustavo Rocha, em coletiva no Palácio do Buriti, na tarde desta segunda-feira (5/7). A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial do DF, que deve sair ainda nesta segunda.

Confira os grupos contemplados abaixo:
Filmagem de festas e eventos;
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas;
Casas de festas e eventos;
Produção e promoção de eventos esportivos;
Outras atividades de recreação e lazer não especificadas anteriormente;
Produção teatral;
Produção musical;
Produção de espetáculos de dança;
Produção de espetáculos circenses, de marionetes e similares;
Produção de espetáculos de rodeios, vaquejadas e similares;
Atividades de sonorização e de iluminação;
Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificadas anteriormente;
Gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas;
Cabeleireiros, manicure e pedicure;
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza;
Aluguel de palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporário, exceto andaimes.

Flexibilização
O Governo do Distrito Federal também irá flexibilizar algumas medidas de restrição. Em coletiva, o secretário-chefe da Casa Civil anunciou, ainda, a liberação de eventos corporativos presenciais. De acordo com o anúncio, para a realização deverão ser respeitadas as normas estabelecidas e que também serão publicadas em edição extra do DODF.

Ao todo, 18 medidas, que serão elencadas no decreto, deverão ser seguidas para a realização dos eventos. Dentre as normas, estão a aferição de temperatura dos convidados, controle de entrada e saída. O governo exigirá, ainda, que os locais permitam apenas 50% da capacidade do local, e que o encerramento ocorra até 0h.
De acordo com o secretário, no novo texto haverá prorrogação do horário para 0h de eventos particulares, como casamentos, batizados, e aniversários. Até então, ocorria até 23h. Após a avaliação do levantamento de dados da covid-19 na capital federal, ficou decidido a equiparação dos horários de funcionamento ao de bares e restaurantes. Academias também foram incluídas na nova regra: agora, podem funcionar até 0h, a partir desta terça-feira (6/7).

Fonte: Correio Braziliense


Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+