Cremeb pede que autoridades respeitem orientações científicas sobre festas populares

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recomendou que as autoridades sanitárias baianas cumpram as orientações científicas para tomadas de decisões sobre festas populares durante a pandemia.

"Para balizar qualquer decisão sobre esse assunto, é preciso que se observe determinadas evidências, como a dificuldade de controle no acesso da população a essas festas, a ser observada com as experiências em outros estados e países; e a ausência de aprofundamento noológico sobre a doença, tendo em vista que os estudos ainda são recentes, e a mutação do vírus, que ocorre de maneira dinâmica, como o que está acontecendo com a variante detectada na África do Sul, provocando grande preocupação à comunidade científica internacional", disse o Cremeb, em nota.

 

Para o Cremeb, uma decisão equivocada nesse momento pode debilitar o avanço consequente das campanhas de combate a Covid-19. "Recomenda aos gestores que se respeite os direcionamentos técnicos e científicos advindos das entidades responsáveis por estudar o tema", alerta o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia.


Para o presidente, o constante estudo e análise da Covid-19 requer cautela ainda maior para a deliberação de eventos populares. “A imunidade vacinal, por exemplo, tem se mostrado muito efetiva no combate ao vírus, mas ainda há incertezas sobre a duração dessa eficácia. A saúde da população e os riscos eminentes com a realização desses eventos devem ser os principais pontos analisados antes qualquer decisão”, explica.

 

O Cremeb alerta que a aglomeração é uma realidade incontestável nas festas populares e, por isso, pode causar risco incalculável para a saúde pública. O motivo pelo qual alerta ser necessária ponderação e cautela das autoridades para a realização.


Fonte: Bahia Notícias,


Publicidade


Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+