Miguel Calmon: Em reunião “acalorada” população e poder público municipal discutem concessão do Parque Estadual das Sete Passagens

Na tarde desta terça-feira, 25 de janeiro de 2022, aconteceu uma reunião no Centro de Capacitação Elza Valois em Miguel Calmon, promovida pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Agricultura Desenvolvimento Meio Ambiente e Turismo, com proposito de discutir assuntos relacionados à concessão do Parque Estadual das Sete Passagens.

Estiveram presentes o prefeito de Miguel Calmon, em exercício, Marcelo Brito, o secretário de Agricultura Fabian Vasconcelos, o Gestor do PESP - Zélis Pereira, vereadores, associações do entorno do parque, advogados, biólogos e sociedade civil.

Em um clima bastante “acalorado”, a reunião que começou por volta de 14h30, terminou por volta de 17h.

De um lado a proposta do Estado de concessão do parque para a iniciativa privada que visa investir no turismo local. Do outro, a população que diz ter sido “pega” de surpresa e reivindica vários pontos, como por exemplo, a garantia de fornecimento de água para a população do entorno do parque, bem como o acesso livre (sem pagar) dos moradores do município, o que não consta no documento disponibilizado.

Moradores alegam que na época da criação do parque, no ano 2000 "a luta foi grande para conseguir conscientizar os moradores que criavam seus animais dentro do parque" e tiveram que tirar, já que seria criado uma unidade de conservação, e agora querem entregar para empresas com proposta de exploração comercial.

Uma audiência pública esta prevista para acontecer nesta quinta-feira (27), para discutir sobre o assunto.

O Parque Estadual das Sete Passagens fica localizado no município de Miguel Calmon, na Bahia. Foi criado através do Decreto Estadual nº 7.808 de 24 de maio de 2000. A unidade de conservação possui área total de 2.821 hectares e abriga potencial hídrico de grande importância local, por estar situado no polígono das secas. O parque possui áreas com grande necessidade de preservação ambiental pela exuberante vegetação, alta diversidade florística e faunística, contendo espécies ameaçadas de extinção.

Confira o que diz o documento sobre valor a ser cobrado.



Redação Calmon Notícias.







































Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+