Senha GOV dá acesso ao cidadão a mais de 1500 serviços públicos - Confira

A Conta gov.br é um meio de acesso digital do usuário aos serviços públicos digitais. Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a Conta gov.br.

 A conta Gov.br é usada para acessar inúmeros serviços oferecidos pelo governo federal. Segundo a União, já são mais de 110 milhões de pessoas cadastradas na plataforma, pela qual é possível obter a carteira de trabalho e de trânsito, consultar CPF, serviços oferecidos pelo MEUINSS, sacar o abono salarial, certificado de vacinação contra a COVID-19 e valores a receber disponibilizados pelo Banco Central, entre outros. Agora, brasileiros podem criar ou recuperar senhas da conta Gov.br presencialmente, por meio de um balcão físico.

Balcão de atendimento funciona em agências do INSS

Cidadãos com problemas de senha na conta Gov.br podem retirar ticket para serem atendidos em balcão físico nas unidades do INSS e da Secretaria de Trabalho

Pensando nos brasileiros com problemas para criar ou recuperar senhas da conta Gov.br, a Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Secretaria de Governo Digital criaram um “Balcão de Atendimento”. Por meio dele, quem está com problemas com a conta online pode ser atendido de forma presencial, em repartições públicas do governo federal.

Em comunicado, o governo afirmou que apenas agências do INSS e da Secretaria de Trabalho oferecem o serviço, neste momento. Mas a União pretende expandir as unidades capazes de atender o cidadão que tem problemas na conta Gov.br.

Contudo, o governo federal ressalta que o atendimento para criar ou recuperar senhas da conta gov.br pode ser feito de forma digital: o usuário pode validar o acesso da autenticação por dois fatores com biometria facial ou utilizando os dados guardados em outros bancos ligados ao governo.

Para isso, é necessário baixar o app Meu Gov.br, disponível para iOS e Android. Outro método de recuperação é abrir um ticket de atendimento no aplicativo — não é possível criar uma senha usando este método. O governo tem tutoriais para criar e recuperar senhas do Meu Gov.br.

Fontes: https://tecnoblog.net/ e https://www.gov.br.


Calmon Notícias, o site de notícias de Miguel Calmon e região






Publicidade

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+