Balcão de atendimento
funciona em agências do INSS
Cidadãos com problemas de senha na conta Gov.br
podem retirar ticket para serem atendidos em balcão físico nas unidades do INSS
e da Secretaria de Trabalho
Pensando nos brasileiros com
problemas para criar ou recuperar senhas da conta Gov.br, a Serpro (Serviço
Federal de Processamento de Dados) e a Secretaria de Governo Digital criaram um
“Balcão de Atendimento”. Por meio dele, quem está com problemas com a conta
online pode ser atendido de forma presencial, em repartições públicas do
governo federal.
Em comunicado, o governo
afirmou que apenas agências do INSS e da Secretaria de Trabalho oferecem o
serviço, neste momento. Mas a União pretende expandir as unidades capazes de
atender o cidadão que tem problemas na conta Gov.br.
Contudo, o governo federal
ressalta que o atendimento para criar ou recuperar senhas da conta gov.br pode
ser feito de forma digital: o usuário pode validar o acesso da autenticação por
dois fatores com biometria facial ou utilizando os dados guardados em outros
bancos ligados ao governo.
Para isso, é necessário baixar
o app Meu Gov.br, disponível para iOS e Android. Outro método de recuperação é
abrir um ticket de atendimento no aplicativo — não é possível criar uma senha
usando este método. O governo tem tutoriais
para criar e recuperar
senhas do Meu Gov.br.
Fontes:
https://tecnoblog.net/ e https://www.gov.br.
Calmon Notícias, o site de notícias de Miguel Calmon e região