Ódio - Bolsonarista invade festa e mata petista que comemorava seu aniversário no Paraná


O guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, 50 anos, morreu na madrugada deste domingo (10.jul.2022), depois de ser atingido por tiros disparados pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho. O ataque havia sido no final da noite de sábado (9.jul.2022), pouco antes da meia-noite, em Foz do Iguaçu (PR).

ATUALIZAÇÃO 10.jul.2022 (17h13) 

Mais cedo, a Polícia Civil do Paraná havia informado que Jorge José também morreu na troca de tiros. A informação estava errada. Nas redes sociais, políticos como Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) lamentaram as duas mortes. Por volta de 17h deste domingo (10.jul.2022), a delegada Iane Cardoso, responsável pelo caso, disse em entrevista a jornalistas que Jorge está vivo. Seu estado de saúde é estável e ele encontra-se hospitalizado sob custódia da Polícia Militar do Paraná. 

O confronto entre Marcelo e Jorge José se deu durante a festa de aniversário de 50 anos de Marcelo, que fez a celebração enfeitada com elementos que remetiam ao PT, em cores vermelhas. O aniversariante vestia uma camiseta com a foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Polícia Civil do Paraná disse que a Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu está apurando o caso, para esclarecer a motivação do crime. Segundo a corporação, “tratou-se uma discussão em uma festa de aniversário”. Segundo relatos de amigos de Marcelo aos quais o Poder360 teve acesso em grupos de mensagens, o policial penal federal teria parado com um carro por volta de 23h30 de sábado em frente ao local onde era realizada a festa –na sede social da Associação Recreativa Esportiva Segurança Física de Itaipu (conhecida pela sigla Aresf). 

De dentro do carro, um Hyundai modelo Creta, branco, placa RHR2G14 (do Paraná), Jorge José da Rocha Guaranho, teria gritado contra os presentes na festa. Segundo relatos de amigos de Marcelo, Jorge José teria gritado: “É, Bolsonaro. Seus filhos da puta. Seus desgraçados. É o mito!”. 

Ao ouvir os gritos, Marcelo foi a até a porta do local para ver o que se passava. Jorge José teria então mostrado uma arma (uma pistola Taurus 24/7 calibre .40) pela janela do veículo e apontado para o aniversariante. 

Marcelo estava com um copo de chope na mão, jogou a bebida em José Jorge e se escondeu. No carro também estava uma mulher e uma criança. A mulher faz um apelo e pediu que Jorge José saísse do local. O carro começou a se movimentar para sair do lugar, mas o motorista gritou –segundo relatos de amigos de Marcelo– que voltaria ao local para “matar todos vocês”

A partir daí houve o confronto, com tiros dos 2 lados. Há relatos de amigos de Marcelo afirmando que Jorge José deu o primeiro tiro, que teria atingido uma das pernas do aniversariante. 

Aproximou-se então e teria desferido outro tiro. Nesse momento, Marcelo virou-se e teria atirado 5 vezes em direção ao bolsonarista. Segundo o boletim da ocorrência registrado por policiais de Foz do Iguaçu (leia a íntegra do BO (127 KB), ao chegar ao local foram encontrados 2 corpos no chão. 

O de Marcelo, “a princípio com duas perfurações de arma de fogo”, e o de Jorge José “a princípio com 3 perfurações de arma de fogo”. 

Segundo nota divulgada pelo PT, o policial penal havia interrompido a festa e ameaçado de arma na mão a “todos os presentes, familiares, amigos, companheiros” no local. 

“Antes de ser assassinado com três tiros pelo policial penal fascista que o abordou no estacionamento, Marcelo tentou ainda se defender com a arma funcional que tinha em seu carro e reagiu”, diz a nota do partido, assinada pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, e pelo coordenador nacional do Setorial de Segurança Pública da legenda, Abdael Ambruster. 

Arruda era tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, e foi candidato a viceprefeito na cidade em 2020. Também era diretor do Sismufi (Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu).

“Agradecemos ao Marcelo Arruda por toda a sua dedicação e comprometimento com o Município, o qual nestes 28 anos de funcionalismo público defendeu bravamente, tanto atuando na segurança como na defesa dos servidores municipais”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD). 

“Desejamos à família, aos amigos e colegas de Marcelo força neste momento de dor”. O Poder360 entrou em contato com o Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e solicitou manifestação sobre o policial penal federal. 

O órgão disse se solidarizar com os familiares e amigos dos envolvidos. “O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informa que o caso está sendo investigado pelas autoridades competentes locais em razão de suas circunstâncias e que se solidariza com os familiares e amigos dos envolvidos”, disse o órgão.


Fonte; Poder360


 
 PUBLICIDADE - CLIQUE NA IMAGEM E VEJA MAIS

 

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+