Miguel Calmon: Encontro de CULTURA reuniu representantes de 76 cidades da Bahia - confira

Na manhã de quinta-feira, 1º de setembro de 2022, no centro de Capacitação Elza Miranda Valois em Miguel Calmon, aconteceu 1° Encontro Macro Territorial de Cultura com a participação de 6 Territórios de identidade, um total de 76 cidades da Bahia, representadas por seus Diretores de cultura e presidentes dos Conselhos municipais de Cultura.

Estiveram presentes a Diretora de Territorialização da Cultura da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia - SECULT, Amanda Cunha e os Representantes Territoriais de Cultura; Piemonte da Diamantina a Sra. Jeane Lemos; Irecê, Lais Abreu; Chapada Diamantina, Emílio Tapioca; Bacia do Jacuípe, Eli Santos e Sertão do São Francisco, Alan Alves.

Durante as discussões foram abordados temas como; Sistema Municipal de Cultura, Plano, Fundo de Cultura e políticas públicas.

Vários assuntos foram abordados dentro dos temas propostos. Durante a manhã, um artista circense ressaltou a importância da valorização dos circos e dos artistas circenses. Segundo ele, apenas três circos foram inclusos na lei Aldir Blanc na Bahia.

Alguns diretores de cultura de diferentes territórios ressaltaram suas dificuldades no inicio de seus trabalhos, eles disseram que, quando entraram nas secretarias não encontraram “Nada” que foi feito na gestão ou nas gestões anteriores, tiveram que começar do zero, sem registro de eventos e ou atividades culturais do município. Em conversa com alguns secretários e diretores de cultura, eles disseram que a prática é “comum”, “na transição eles apagam tudo, destroem tudo”. Disse um diretor de cultura ao Calmon Notícias.

A falta de inclusão de artistas na Lei Aldir Blanc também foi discutida durante o evento.

Um evento bastante produtivo, onde os participantes tiraram dúvidas e trocaram experiências.

Durante sua fala, o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Miguel Calmon, Fernando Barreto, citou o nome do ex-funcionário público Giovane Souza (in memorian), um apaixonado pela cultura e que deixou um legado de contribuição e incentivo para a cultura calmonense.

Ao final, a Diretora de Territorialização Amanda Cunha se comprometeu em estar mais perto dos municípios.

"Saímos com o compromisso de estarmos cada vez mais perto dos municípios, de fazermos da estratégia de territorialização, que são os Representantes Territoriais de Cultura, o elo da política territorial do estado da Bahia, com os CODETER e as suas Câmaras Técnicas de Cultura, junto aos Dirigentes Municipais de Cultura". Disse.

Por João do Clone /Redação Calmon Notícias

Whats. (74) 9 9126 9846
































































Fotos: João do Clone
whats. (74) 9 9126 9846







Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+