Miguel Calmon: Sitio Faz. Bela Vista recebe visita de grupo do Projeto "Sementes Crioulas"


No dia 27 de setembro de 2022, um grupo do Projeto "Sementes Crioulas" estiveram visitando a Fazenda Bela Vista no povoado de Água Branca, no município de Miguel Calmon-BA. 

A propriedade citada conduz toda produção vegetal de forma agroecológica. Dentre a gama de espécies presentes, encontra-se: Banana, Aipim, Milho, Morango, Alface, Couve, Brócolis, Feijão, Coentro, Cebolinha verde, Mamão, Cenoura, dentre outras. 

De acordo com o proprietário, Mário Coutinho, são cerca de 50 espécies cultivadas na área, com muitas variedades dentre as espécies. 

Na propriedade é possível visitar uma área destinada com maior foco a comercialização (venda direta e em feiras livres) e um Sistema de Agrofloresta – SAF, com diversas culturas sincronizadas entre si.

Conforme o agricultor Mário Coutinho, proprietário da Fazenda Bela Vista, o trabalho iniciou-se em 2018, sendo que só em 2019 foi conduzido os primeiros cultivos. Para Mário, esses momentos de visitas e trocas de experiências são essenciais, pois, incentiva o trabalho e que aliado a paixão que ele possui em fazer o que faz, acaba por fortalecer muito o apoio e analisar que as coisas vem dando certo e já com resultados para pessoas de fora da região ir visitar.

A visita do dia 27/09 contou com pessoas de diversos municípios, como: Queimadas, Capim Grosso, Quixabeira, Serrolândia, Caém, Pindobaçu, Filadélfia, Jacobina e Umburanas. 

A articulação do público contou com o apoio das entidades de Assessoria Técnica do Projeto Pró-Semiárido nesses municípios, sendo: APPJ, ARESOL, CACTUS, COFASPI e COOPESER. Estiveram presentes 28 pessoas (13 Mulheres e 15 Homens).

“As dificuldades existem mesmo, no campo é muito difícil ver um exemplo desse acontecendo e tão bem organizado, uma realidade dessa é importante demais, trazer jovens para visitar, para ver os exemplos”, comenta o camponês (Anísio Menezes).

Com mais esse intercâmbio o Projeto executa 2/4 eventos nessa dimensão. Momentos que enriquecem de conhecimento quem visita e quem é visitado.

O Projeto Sementes Crioulas é fruto do Projeto Pró-Semiárido, onde possui parceria do apoiador FIDA, por meio do Estado da Bahia, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Regional –SDR e Companhia de Desenvolvimento e ação Regional – CAR.


Redação Calmon Notícias, com informações do produtor Mário Coutinho e da Cooperativa CPC.













Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+