Calmonense de Itapura, Professor Jilcelio se torna mestre em produção vegetal no semiárido

 

O professor da EFA de Jaboticaba, o calmonense Jilcelio Almeida, defendeu sua dissertação de mestrado no dia 29 de dezembro de 2022 e se tornou mestre em produção vegetal no semiárido baiano.

Jilcelio produziu seu trabalho com o tema DISTRIBUIÇÃO DE RAÍZES E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM CINCO VARIEDADES DE PALMAS (Opuntia e nopalea) CULTIVADAS NO SEMIÁRIDO.

Tendo como Orientador: Prof. Dr. Alisson Jadavi Pereira da Silva e a Banca Examinadora: Dr. Lucio Aderito Dos Anjos Veimrober Junior – IFBA e Dr. Francisco Airdesson Lima do Nascimento – UFRB.



QUEM É JILCELIO ALMEIDA?

Eu, Jilcélio Nunes de Almeida nasci em 11/07/1985, sou filho da Sra. Gildenice Nunes de Almeida e do Sr. Macelo Teles de Almeida, agricultores familiares da zona rural da Cidade de Miguel Calmon, BA, pais de 11 filhos. Atualmente somos 10 irmãos, em virtude do falecimento de uma irmã ainda na infância. Casado com Maria Betânia da Silva, temos uma filha, Ana Júlia da Silva Almeida.

O sustento de minha família sempre veio da roça e meus irmãos mais velhos começaram a trabalhar ainda muito pequenos para ajudar em nosso sustento, por isso não tiveram a oportunidade de estudar durante a infância. De todos os filhos apenas três concluíram o Ensino Médio e apenas eu possuo um curso superior.

Perdi meu pai aos 14 anos de idade, quando estava cursando a 4.º série do Ensino Básico. Foi um momento muito difícil para a família, porém, mesmo diante das adversidades da vida sempre lutei para conquistar meus sonhos, dessa maneira, consegui conclui o Ensino Fundamental trabalhando em um turno e estudando no outro.

No final do ano de 2007, um amigo, me informou do processo seletivo para ingresso de alunos no Curso Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária integrado ao Ensino Médio da Antiga Escola Agrotécnica, atual IF Baiano – Campus Senhor do Bonfim, o qual fui aprovado e iniciei meus estudos em fevereiro de 2008 e conclui em 2010.

No ano de 2012, através da nota do ENEM ingressei no Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Senhor do Bonfim e finalizei o curso em 2017 e em seguida fui aprovado no Curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu em Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS), no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - Campus de Guanambi.

Atualmente sou professor e coordenador da Escola Família Agrícola de Jaboticaba, Quixabeira Bahia. Esta escola teve no último senso 235 estudantes, de 26 municípios e 5 territórios de identidade do estado da Bahia. 

A pedagogia da alternância, compreende a escola como um tempo que o aluno se distancia da sua realidade, não para nega-la ou alienar-se dela, mas para refletir e aprofundar naquilo que ocorre no seu dia-dia, na família, na comunidade, na cidade, no país, no planeta. A permanência na escola no tempo integral, proporciona um olhar mais criterioso sobre a vida cotidiana, sobre a realidade, local, e sobre a realidade mais abrangente. Esta escola tem me proporcionado uma experiência ímpar, pelo fato da realidade dos alunos se confundirem com a minha e isso me dá ainda mais ânimo para continuar fazendo um bom trabalho e ser uma sementinha na vida de cada um deles.



DEDICATÓRIA:

À minha vó Maria Nunes de Jesus (in memorian)

Ao eu pai Macelo Teles de Almeida (in memorian)

Ao meu tio José Renilson Nunes Messias (in memorian)

À minha mãe Gildenice Nunes de Almeida, por tudo seu amor e carinho

 

 À minha esposa Maria Betânia da silva e minha filha Ana Júlia da Silva Almeida que são meus suportes para vencer todas as batalhas.

Aos meus nove irmãos (a) 

Eliana Nunes de Almeida;

Leidiana Nunes de Almeida;

Paulo Nunes de Almeida;

Gicelmo Nunes de Almeida;

Gerdiana Nunes de Almeida;

Adriana Nunes de Almeida;

Roberta Nunes de Almeida;

Ronaldo Nunes de Almeida:

Paulo Henrique Nunes de Almeida.

Por que sei que esse sonho não é só meu, mas também de todos eles.

 AGRADECIMENTO:

Primeiramente a Deus, que nunca me abandonou e manteve de pé nos momentos mais difíceis sendo meu amparo e refúgio me dando força para seguir firme na caminhada e vencendo as batalhas.

Ao Instituto Federal Baiano campus Guanambi, em especial ao colegiado do mestrado Profissional em produção Vegetal no Semiárido pela oportunidade de realização desse curso.

 

A minha mãe, Gildenice Nunes de Almeida, a mulher que tenho o maior orgulho do mundo, ela não teve a oportunidade se sentar em um banco de uma escola, mas sempre me apoiou na minha caminhada.

Ao meu orientador Prof. Dr. Alisson Jadavi Pereira da Silva, pela sua grande colaboração e orientação para realização desse trabalho.

Ao IF Baiano Campus Senhor do Bonfim, pela infraestrutura de suas dependências para realização da pesquisa.

A todos os meus colegas que contribuíram de alguma forma, Mônica Gomes, José Luiz, Allan Radax, Francisco Airdesrson, Joel Antônio, Antônio Marcos Marques de Brito e Moisés Avelino.  (Jilcelio Almeida).


Calmon Notícias - Conectando você com o mundo!




 

 

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+