A prefeitura de Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e dos Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), deu inicio ao programa Mais Pecuária Brasil.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, é o maior programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro no Município, tendo como objetivo inseminar 600 vacas ao ano, com duração de 4 anos, totalizando 2.400 vacas, podendo ser prorrogado por mais 4 anos.
O programa visa a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com duração de 10 dias, estimulando a indução do cio nas vacas até seu objetivo final que é a inseminação. É coordenado pelo Secretário de Agricultura Fabian Vasconcelos, responsável técnica a médica veterinária Vanessa Accioly e os veterinários designados pela CONAFER.
A primeira etapa denominada como dia zero (D0) aconteceu nos dias 19 e 20 de abril de 2023 com a realização da ultrassonografia nos animais cadastrados para ter a confirmação que estavam vazias e então colocar o implante vaginal de progesterona e aplicação de hormônio, sendo aplicado pelo médico veterinário André Vilas Boas, técnico do CONAFER.
Foram avaliadas 103 vacas sendo que destas, foi identificado prenhes em vinte e seis vacas. Vazias, setenta e sete (77), porém, com diagnósticos de cisto em quatro, duas em anestro, uma com endometrite e quatro com corpo lúteo. Foram protocoladas com implante vaginal e hormônios o total de sessenta e seis vacas.
A segunda etapa denominada como dia sete ou oito (Dia 7/8) aconteceu em 26 de abril para retirada dos implantes e aplicação de mais três hormônios com o objetivo de sincronização do cio.
Já a terceira etapa denominada como dia dez (Dia 10) aconteceu em 28 de abril para realizar a inseminação artificial com sêmens de touros da raça Girolando e Holandês de acordo a escolha dos produtores inscritos, acompanhado pelo Coordenador e responsável técnico do Município e o veterinário da CONAFER.
A visita para diagnóstico de gestação através de ultrassonografia dos animais inseminados acontecerá entre 45 e 60 dias após a inseminação.
Os povoados atendidos foram:
Água Branca
Bagres
Tamanco
Brejo Grande
Queimada Nova
Batateira
Tapiranga
Lajedo do Braga
Totalizando 14 produtores de leite beneficiados.
Os produtores que ainda não foram atendidos pelo PROGRAMA, tendo interesse se dirija a Secretaria de Agricultura com sua ficha sanitária da ADAB, comprovante de residência e RG para cadastro.
Redação Calmon Noticias - Conectando você com o mundo
Quer participar da comunidade do Calmon Notícias e receber nossas notícias exclusivas em seu whatsap? Basta clicar AQUI e entrar em nossa comunidade. Lembrando que na comunidade, (ferramenta nova do whatsap), o participante não interage com os demais membros, e também não visualiza os contatos deles, apenas dos administradores.
Inscreva-se no canal da TV Calmon CLICANDO AQUI.
Siga o Instagram do Calmon Notícias CLICANDO AQUI.