Estudantes da Universidade Federal da Bahia visitam Miguel Calmon - Confira!

No último final de semana, entre os dias 09 a 11 de junho, estiveram no município de Miguel Calmon-BA, uma turma de alunos da Universidade Federal da Bahia, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. 

Participaram 13 alunos de diversas áreas para desenvolver o projeto intitulado: Saúde, saneamento e ambiente: tecendo redes e dialogando e construindo saberes no município de Miguel Calmon. 

A visita técnica envolveu um conjunto de atividades que visou a promoção do diálogo entre a Universidade, o Poder Público Municipal, através da Secretaria de Agricultura Turismo e Meio Ambiente e a sociedade civil organizada, com vistas a investigar e analisar criticamente as relações entre saúde, saneamento e ambiente e a identificação de possíveis alternativas para o enfrentamento dos problemas identificados. 

O projeto tem como objetivos realizar uma investigação sobre os fatores que têm influenciado na morbimortalidade por câncer, com destaque para a qualidade da água e uso de agrotóxicos;  Realizar um estudo sobre as condições do tratamento da água e da água fornecida para a população de Miguel Calmon, incluindo o estudo no manancial de abastecimento (bacia e reservatório do França);   Apoiar a Secretaria de Saúde e de Agricultura/ Turismo e Meio Ambiente, nas ações de educação para a saúde quanto ao uso de agrotóxicos;  Apoiar a Prefeitura na definição de soluções tecnológicas individuais de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos para a área rural; Promover uma avaliação do uso e funcionamento das cisternas em Miguel Calmon e elaborar um manual participativo de orientação para o uso adequado; Analisar o destino final dos resíduos sólidos de Miguel Calmon e identificar as melhores alternativas para equacionar o problema do vazadouro de resíduos a céu aberto, à luz do que prevê o Plano Municipal de Saneamento Básico. 

Ao final desta vivência em Miguel Calmon, a Profª Patrícia Borja,  professora da UFBA, responsável pela pesquisa, publicou uma mensagem de agradecimento com a fala: “...um outro mundo é possível, nós em comunhão somos potência, o nosso povo é  belo e sabe os caminhos, agroecologia, poder municipal de base popular e socialmente implicado, desejo de mudança, universidade socialmente referenciada, e dialógica, interdisciplinaridade,  paradigma multidimensional  do saber, saber popular em conexão com uma ciência engajada, relações amorosas, democráticas e solidárias. Por fim: liberdade”. Dessa forma, o município é grato com a proposta da pesquisa e que o resultado do estudo em nossa terra, traga muitos benefícios à saúde da população calmonense.








Você já recebe as notícias do Calmon Notícias no seu whatsap? Não?

Quer participar da comunidade do Calmon Notícias e receber nossas notícias exclusivas em seu whatsap? Basta clicar AQUI e entrar em nossa comunidade. Lembrando que na comunidade, (ferramenta nova do whatsap), o participante não interage com os demais membros, e também não visualiza os contatos deles, apenas dos administradores.

Inscreva-se no canal da TV Calmon CLICANDO AQUI.

Siga o Instagram do Calmon Notícias CLICANDO AQUI.

Quer falar com o nossa redação?  CLIQUE AQUI.

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+