Conforme Jerônimo, a inauguração do hospital integra uma estratégia robusta do Governo do Estado na descentralização da Saúde. "Essa é uma entrega muito importante, não só para Itaberaba, mas para toda a região. É mais um hospital a compor a nossa rede com 70 leitos, ala infantil, tratamento de saúde mental, mais 10 leitos de UTI. Tudo isso para contribuir com a saúde da região e com o Sistema de Regulação". Ainda segundo o governador, novas entregas de unidades de saúde serão feitas em breve, a exemplo do Hospital Ortopédico, em Salvador.
Recentemente estadualizada, a unidade conta com 70 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto. O hospital também tem leitos de saúde mental e ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias. A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia.
Serão 230 profissionais atuando para dar assistência de qualidade à população da região do Piemonte do Paraguaçu. A secretária Roberta Santana aponta que a unidade fortalece a rede assistencial do SUS na região. “Essa é mais uma entrega do Governo do Estado. Vamos oferecer diversos serviços em alta complexidade” afirmou a titular da pasta.
A secretária explicou ainda que o hospital ofertará internação hospitalar nas especialidades de Clínica Médica, Cirúrgica e Pediátrica, além de internação em UTI adulto. Contará com atendimento ambulatorial, com a oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias, além de demais serviços de apoio assistencial e administrativo.
Construído em um terreno do Governo Federal, o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu tem equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.
Feira Saúde Mais Perto
Além do novo hospital, a população de Itaberaba está sendo beneficiada pela Feira Saúde Mais Perto. Em uma estrutura montada na Praça Josenilda Miguel Brito (Praça dos Coqueiros) estão sendo oferecidas até esta sexta-feira (2) consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes de pessoas que já realizaram o procedimento, além de consultas odontológicas, preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, imunização e teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C.
A aposentada Laís Amorim Lima, 60 anos, aproveitou para fazer exames de vista. "Eu gostei sim. Saí cedo de casa, e, graças a Deus, consegui fazer esses exames. Isso é importante porque muita gente não tem condição de pagar o médico particular e assim nós conseguimos ter acesso".
O coordenador da iniciativa, Edivaldo Gomes, informa que a expectativa é realizar mais de 10 mil atendimentos. "Só no primeiro dia, quase 5,5 mil pessoas foram atendidas. Nos dias 5 e 6 estaremos em Camaçari, com mutirão de cirurgias, nos dias 9 e10 em Ipiaú e nos dias 14 e 15 em cabaceiras do Paraguaçu".
Também estão sendo ofertados exames pré-operatórios (ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-X e exames laboratoriais) e triagem para cirurgias eletivas (histerectomia, vesícula, hérnia inguinal, epigástrica e umbilical), totalizando mais de cinco mil atendimentos diários, entre consultas, exames e triagem para cirurgia oftalmológica.
No local, também está montado um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão, que oferece os serviços de emissão de segunda via do RG, de antecedentes criminais e inscrição no CPF. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.
Fotos: Joá Souza/GOVBA
Inscreva-se no canal da TV Calmon CLICANDO AQUI.
Siga o Instagram do Calmon Notícias CLICANDO AQUI.
Quer falar com o nossa redação? CLIQUE AQUI.