O delivery de comida caiu no gosto dos brasileiros e disparou durante e após a pandemia da Covid-19, período em que as relações sociais foram afetadas com o chamado "distanciamento social", atingindo diretamente a forma de consumo de alimentos.
Em Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, a alavancada da modalidade de venda não foi diferente, o delivery virou rotina, ampliou as vendas e abriu portas para novos empreendimentos.
O Calmon Notícias buscou informações sobre a nova forma de vendas em algumas empresas de Miguel Calmon, que trabalham tanto por delivery quanto de forma presencial, com a seguinte pergunta; "Qual a porcentagem que o delivery representa atualmente em suas vendas, mais ou menos"? Obtivemos como resposta:
1 - 70%
2 - 95%
3 - 30%
4 - 70%
Dentre os quatro comerciantes pesquisados, dois informaram 70%, um 30% e o outro 95%. Números bastante expressivos.
A modalidade, no entanto, ainda requer alguns ajustes, como por exemplo, no atendimento.
O novo formato de compra e venda funciona quase que em sua totalidade por aplicativo de whatsap, ou por ligação, e a demora no atendimento pode levar o comerciante a perder a venda.
Durante alguns meses, fizemos uma "sondagem", analisando o tempo de resposta de algumas empresas de delivery. Em alguns casos a demora em responder causou a desistência da realização do pedido. Em algumas vezes, registramos um tempo de espera pela resposta entre 15 e 47 minutos. Registramos alguns casos também em que o whatsap só foi visualizado no dia seguinte, sendo que o comércio estava funcionando normalmente no dia em que a mensagem foi enviada.
Entendemos que o atendimento na modalidade delivery, deveria ser respeitado da mesma forma que o presencial. Logo, se o cliente chega em um estabelecimento e vai até o balcão, se ninguem o atender, ele vai embora. Assim é no delivery, se não atende, o cliente poderá procurar outro comércio.
Tempo de espera
O tempo de espera prw receber o pedido, registramos um record de 3h2imin. (Tres horas e 21 minutos) esperando uma pizza.
Lanche, o maior tempo de espera foi de 2h.
Acreditamos que o aperfeiçoamento no atendimento só trará melhores resultados nas vendas.
Como citado anteriormente, o delivery abriu portas e criou oportunidades para muitos. Podemos confirmar isso quando saímos nas ruas a noite e encontramos dezenas de entregadores em suas motos levando pizzas e lanches quentinhos para centenas e milhares de pessoas.
Por João do Clone/Redação Calmon Notícias
Você já recebe as notícias do Calmon Notícias no seu whatsap? Não?
Inscreva-se no canal da TV Calmon CLICANDO AQUI.
Siga o Instagram do Calmon Notícias CLICANDO AQUI.
Quer falar com o nossa redação? CLIQUE AQUI.