Segundo matéria publicada pelo jornal A Tarde, nesta terça-feira (21/05), estariam ameaçadas as esperanças do ex-prefeito de Jacobina, Leopoldo Passos (Solidariedade), voltar a concorrer às eleições municipais. O ex-chefe do Executivo foi condenado pela Justiça por atos de improbidade administrativa, conforme apontado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A condenação resultou na suspensão de seus direitos políticos até 2025, devido aos danos causados aos cofres públicos.
Leopoldo Passos foi condenado por adquirir, sem licitação, 16 mil quilos de frango para a merenda escolar através da autarquia municipal Panela do Povo, que atuou como mera intermediária do negócio com uma empresa privada.
De acordo com a sentença proferida pelo Juiz Walter Américo Caldas, a autarquia Panela do Povo lucrou com a operação, em uma possível tentativa do ex-prefeito de injetar dinheiro na entidade e ocultar sua má administração.
A Comissão Provisória do Avante em Jacobina, presidida pelo ex-prefeito Rui Macedo, ajuizou ação para comunicar à Justiça Eleitoral a suspensão dos direitos políticos do pré-candidato. Em decisão, o juiz da 046ª Zona Eleitoral de Jacobina determinou que a Vara da Fazenda Pública informe se houve o devido cadastramento junto ao CNJ da condenação cível por ato de improbidade administrativa e inelegibilidade. Além disso, determinou que a Seção de Direitos Políticos (SEDIP) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) adote providências para a atualização do cadastro eleitoral.
Em resposta, a pré-campanha de Leopoldo Passos divulgou uma nota afirmando que ele segue firme com a pré-candidatura a prefeito e que vencerá a perseguição e os ataques dos adversários. Segundo a nota, Leopoldo é líder em todas as pesquisas ou consultas populares realizadas atualmente, tanto na sede quanto nos distritos de Jacobina.
A nota também menciona que “inimigos políticos notórios se uniram para planejar uma série de sabotagens e artifícios judiciais com o objetivo de produzir meias verdades e notícias falsas para atingir o favorito nas intenções de voto”.
Segundo a nota, devidamente orientado por sua assessoria jurídica, Leopoldo Moraes Passos continua exercendo normalmente suas atividades de pré-candidato a prefeito de Jacobina, com o propósito inabalável de atender ao chamado da maioria inconteste da população que pede e exige a sua volta.
“Nada mudou. Seguirei firme até o registro da candidatura que, tenho certeza, será protocolado e aceito na Justiça Eleitoral”, assegura o pré-candidato.
Fonte: Jacobina 24 Horas