Intercâmbio com Moçambique e Pará fortalece agricultura familiar e compartilha experiências de sucesso da Bahia

A Bahia se destaca como referência nacional e internacional quando o assunto é agricultura familiar. E, durante esta semana, de 19 a 23 de agosto, essa expertise será compartilhada com uma comitiva de Moçambique, composta por representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), e da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará. A missão do grupo é realizar um intercâmbio de experiências com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com um olhar especial sobre os efeitos e impactos do projeto Bahia Produtiva e as estratégias inovadoras do Bahia que Produz e Alimenta.

O intercâmbio vai além de uma simples troca de informações. Com foco em projetos de inclusão produtiva, modelos de cooperativismo e associativismo, agroindustrialização, entre outras políticas de desenvolvimento rural, o objetivo é fortalecer laços e replicar boas práticas, que têm transformado a realidade da agricultura familiar na Bahia.

A programação, que se estende até a próxima sexta-feira (23/08), inclui uma série de visitas técnicas e apresentações detalhadas sobre as estratégias de gestão e desenvolvimento adotadas pela Bahia. A comitiva visitou, neste primeiro dia de visita, o Centro de Distribuição da Agricultura Familiar, em Itapuã, e o Empório da Agricultura Familiar, localizado no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, destacou a importância desse tipo de troca entre os dois países. "A Bahia tem muito a aprender e também muito a ensinar. Nossa experiência em políticas públicas voltadas para a agricultura familiar pode ser um exemplo para outras regiões. Este intercâmbio é uma oportunidade valiosa para fortalecer o vínculo entre Brasil, Moçambique e Pará para juntos encontrarmos novas soluções para desafios comuns", afirmou.

A comitiva também terá a oportunidade de conhecer a atuação da Cooperativa de Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), em Ribeira do Pombal, onde serão apresentados os processos de produção, beneficiamento e comercialização da castanha de caju e seus derivados. Outro ponto alto da missão será a visita à Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), onde serão discutidos os métodos de produção e o beneficiamento de mel, além das estratégias de comercialização adotadas pela cooperativa.

O intercâmbio também inclui apresentações de instrumentos e estratégias de monitoramento e avaliação, além das estratégias de apoio ao acesso ao mercado para produtos da agricultura familiar, desenvolvidas pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Anderson Serra, diretor de comunidades tradicionais do Estado do Pará, que também participa da Missão, destacou a relevância do aprendizado com a Bahia. "Nossa vinda é para conhecer as ações do Governo do Estado, que têm alavancado a economia da Bahia a partir da produção de alimentos sustentáveis, de proteção ambiental e da geração de emprego e renda”.


 

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+