Professora e Influenciadora Barbara Carine vai dá palestra em Itapura nesta segunda (4)

Professora e Influenciadora Barbara Carine, que tem raízes familiares em Itapura (mucambo dos Negros), no municipio de Miguel Calmon-BA, estará  palestrando no referido Distrito nesta segunda, 04 de novembro de 2024.

Saiba mais sobre Bárbara Carine - Por Vanessa Neres, colaboradora do Calmon Notícias/TV Calmon

"ESCRITORA SOTEROPOLITANA DE ORIEGEM QUILOMBOLA É INDICADA AO PRÊMIO LITERÁRIO JABUTI

A escritora e influenciadora digital Barbara Carine (@umaintelectualdiferentona) foi indicada recentemente ao prêmio Jabuti de literatura, com seu livro “Como ser um educador Antirracista, lançado pela editora planeta. 

Neste livro, Barbara apresenta a possibilidade de construir uma organização curricular que se abre as múltiplas formas de ser e existir, valorizando os sujeitos e sujeitas da educação, formando assim pessoas para a emancipação de pensamentos e não para o conformismo. 

Além desta obra, é de autoria de Barbara Carine “Querido Estudante Negro”, “História Pretinha das Coisas”, e o mais recente “Educando crianças Antirracistas” 


Nós moradores da comunidade quilombola de Itapura Miguel Calmon, Bahia, muito nos alegramos pela indicação da escritora Barbara Carine ao prêmio Jabuti de Literatura, pela representatividade que ela traz às discussões de uma educação antirracista, voltada para trazer átona situações e problematizações que o povo negro enfrenta no dia a dia, e como podemos formar sujeitos críticos e ativos na defesa dos nossos direitos como população negra.  

De fato, Barbara que é uma das várias bisnetas da primeira moradora e fundadora da comunidade Mocambo dos Negros ( Itapura ), se orgulha de suas raízes, sempre leva para os meios acadêmicos que transita, a história da sua família materna e como a sua construção intelectual colabora significativamente para abordar assuntos delicados como racismo, valorização da cultura afro brasileira através das redes sociais, contar a sua história, e emitir opiniões bem contundentes sobre diversos assuntos, principalmente daqueles que dizem respeito a população negra no pais, além de divulgar suas palestras, produções acadêmicas .Vale ressaltar ainda que Barbara e a fundadora da Primeira Escola Afro brasileira, “A Maria Felipa”, reconhecida pelo Mec, que recentemente ganhou uma filial no Rio de Janeiro. 

 

      No dia 04 de novembro/2024, em homenagem aos 90 anos da comunidade de Itapura, Barbara Carine estará na comunidade, revendo familiares e amigos. Na oportunidade irá palestrar para a comunidade escolar, local e demais convidadas, ressaltando a importância dos itapurenses se reconhecerem e valorizar a história e cultura afro brasileira e a educação quilombola, também irá prestigiar trabalhos escolares produzidos pelos estudantes da comunidade. 

Barbara Carine, o seu sucesso intelectual, em muito acrescenta a representatividade do povo quilombola do nosso mucambo dos Negros, podemos em você inspirar-nos e reconhecer-nos as nossas origens, sem ter vergonha de onde viemos e nem para onde vamos. Nossos antepassados serão sempre lembrados, através da tua história (a filha da empregada doméstica, que ao invés da vassoura, pegou em livros). Com certeza você e exemplo que o povo negro pode ir muito mais além do que a sociedade quer impor veladamente". 

 Com carinho Professora Vanessa Lopes Neres  

Comunidade quilombola de Itapura Mocambo. 


Redação Calmon Notícias



Dona Vicença - uma das primeiras moradoras de Mucambo, bisavó de Bárbara Carini.



Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+