Nos últimos dias, nossa redação recebeu questionamentos de leitores sobre a possível utilização de motores (Bombas) para captação de água da barragem, supostamente destinados à irrigação de plantações e, possivelmente, a outros fins que não sejam o consumo humano.
Diante dessas dúvidas, buscamos esclarecimentos junto à assessoria de comunicação da Embasa, que nos encaminhou a seguinte nota:
"Ao Site Calmon Notícias
Data: 01/10/2025
ATT: João do Clone
A Embasa esclarece que a Barragem do França é administrada pela CERB. A fiscalização da captação de água da barragem, bem como a regulação e outorga do uso da água, são de responsabilidade do Inema.
A Embasa segue monitorando diariamente o nível da barragem, utilizada para abastecimento dos municípios de Miguel Calmon, Mundo Novo e Piritiba. A empresa entrou em contato com o Inema e a CERB solicitando medidas de preservação do volume disponível na barragem, com prioridade para o abastecimento humano.
Além disso, caso a estiagem persista, a Embasa irá adotar medidas operacionais para reforçar o abastecimento. No caso de Miguel Calmon, a empresa estuda perfurar poços na região de Macaúbas e implantar uma nova adutora. No caso de Piritiba e Mundo Novo, a Embasa estuda reativar o sistema do Açude Veredas".
A barragem encontra-se com 19,72% de sua capacidade total, nesta quarta-feira, 1º de outubro de 2025.
O Calmon Notícias segue com o proposito de levar informações à nossa população. Estaremos acompanhando e trazendo mais informações nos próximos dias.
Por João do Clone, redação Calmon Notícias
(74) 9 9126 9846




