Miguel Calmon: Moradora da região da Serra alega que tem doença crônica e nao está tendo acesso ao carro da saúde -secretaria emite nota

Imagem ilustrativa
Uma moradora de região da serra, no municipio de Miguel Calmon, que precisa fazer tratamento de saúde na sede do município, manteve contato com o Calmon Notícias na tarde desta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, reclamando de dificuldade no acesso ao carro da saúde em sua região.

Segue o texto dela na íntegra:

"Olá, 
Gostaria de fazer uma reclamação; 

Sou da serra e gostaria de fazer uma reclamação sobre o carro da saúde que supostamente estaria liberado para a fisioterapia aí na cidade, porém desde o mês de novembro do ano passado (2025) que eu e outras pessoas mandam mensagem para o motorista, o mesmo só pergunta qual é a data da fisioterapia e não dá um retorno.

Pessoas com doenças crônicas, como é meu caso, precisa fazer a fisioterapia e simplesmente tiraram o carro sem dá uma satisfação".

Ela pediu que não divulgasse seu nome por medo de retaliação.


O que disse a secretaria de saúde!?

Como de praxe, o Calmon Notícias manteve contato com a secretaria de saúde de Miguel Calmon, para que pudesse dar esclarecimentos sobre a reclamação da paciente. O secretário Bruno Cardoso nos enviou uma nota.

Segue na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Calmon vem a público prestar esclarecimentos sobre a organização dos serviços de fisioterapia e transporte sanitário:

1. Sobre os Profissionais de Fisioterapia

Informamos que os profissionais que realizam os atendimentos atualmente não são contratados pela Prefeitura Municipal, mas sim por meio do convênio entre Hospital Português e SESAB. Comunicamos que estes profissionais encontram-se em período de férias, com retorno previsto para o mês de fevereiro.

2. Prioridade no Transporte Sanitário

Neste período, os veículos próprios da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo direcionados estrategicamente para garantir:

* Atendimento de Urgência e Emergência 24 horas: Garantindo o deslocamento imediato de pacientes para o hospital sempre que a demanda não puder ser resolvida na Unidade Básica de Saúde.

* Tratamento Fora do Domicílio (TFD): Prioridade total para pacientes que realizam tratamentos essenciais em cidades como Salvador, Feira de Santana, Irecê e demais destinos da rede de regulação regional e estadual.

3. Mudança Estratégica e Ampliação

Esta organização da frota é uma medida necessária para assegurar a continuidade e a integralidade do cuidado a quem corre risco de vida ou necessita de tratamentos complexos nos destinos acima citados.

4. Projeto para a Zona Rural

Informamos que temos um projeto de ampliação do serviço de fisioterapia diretamente para as comunidades da zona rural. A partir de março , com o retorno das atividades, iniciaremos novas estratégias para levar o serviço até os munícipes que dele necessitam, garantindo mais qualidade, segurança e evitando o desgaste do deslocamento para a sede.

Agradecemos a compreensão e reafirmamos nosso compromisso com a saúde de todos os calmonenses". (Bruno Cardoso - Secretário de Saúde de Miguel Calmon).


Redação Calmon Notícias - Conectando você com o mundo.



Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+