Senado Federal aprova Reforma da Previdência - veja na matéria

Compartilhe:


A reforma da Previdência teve sua aprovação final no Senado nesta terça-feira (22), oito meses após o governo federal enviar o texto da PEC (proposta de emenda à Constituição) ao Congresso alterando as  regras de aposentadorias no RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e no RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). Ao todo, foram 60 votos favoráveis à medida e 19 contrários. 
As novas normas passarão a valer assim que houver a promulgação e a publicação da emenda constitucional. A previsão é que, em novembro, as regras já sejam aplicadas aos trabalhadores que atingirem as condições mínimas para ter o benefício.

O texto aprovado pelo Senado passou por diversas alterações, mas manteve o pilar básico da proposta inicial, e estabeleceu idade mínima nas aposentadorias dos setores público e privado. 
 da economia familiar. Profissionais cujas atividades sejam consideradas especiais estão entre as categorias que vão se aposentar com idade mínima, assim como os professores da redes pública e privada.
O tempo mínimo de contribuição para ter o benefício será de 15 anos, para mulheres, e de 20 anos para homens que ingressarem no mercado de trabalho. Quem já está filiado a um dos regimes conseguirá se aposentar com 15 anos. Haverá regras de transição para quem já trabalha, que deverão durar por 14 anos.

Última votação

A última votação da PEC da Previdência começou por volta das 11h desta quarta-feira (22), quando a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou, em 25 minutos, alterações no relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
A votação no plenário teve início pouco depois das 16h, com discursos de senadores contra e a favor da medida. O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu as novas regras propostas por ele, que deverão garantir o benefício especial também ao trabalhador que exerce atividade de risco. 
O senador Eduardo Braga (MDB-AM) fez um contundente discurso sobre a importância da aprovação PEC  e criticou a postura do governo, principalmente do PSL, que está em crise desde o final da semana passada, com áudios vazados, mudança de liderança na Câmara e ataques pessoais entre membros da legenda.
Braga, assim como outros senadores, comemorou a principal derrota do governo na PEC, que foi a derrubada de regra mais dura para conceder o abono salarial do PIS.  "Este plenário, em noite memorável, restabeleceu ao trabalhador brasileiro o abono", disse.

Crescimento econômico

Embora a maioria dos discursos dos parlamentares favoráveis à reforma foi exaltando um possível futuro crescimento econômico do país com a reforma, especialistas em Previdência ouvidos pelo Agora acreditam que o efeito poderá ser contrário.
O advogado Rômulo Saraiva diz que o enrijecimento das regras não deve refletir, necessariamente, em crescimento econômico. "Particularmente entendo que o enrijecimento das regras do direito previdenciário não vão implicar no crescimento do país", afirma ele.

Fonte: Folha de São Paulo

Comentários

Nome

Assalto,1,Esporte,2,Festa,1,Itabuna,1,Jocobina,1,Jogos Estudantis,2,Miguel Calmon,8,notícias,12,Policial,1,Política,1,publicidade,1,segurança pública,1,
ltr
item
Calmon Notícias - O site de notícias de Miguel Calmon e região: Senado Federal aprova Reforma da Previdência - veja na matéria
Senado Federal aprova Reforma da Previdência - veja na matéria
https://1.bp.blogspot.com/-7Stpu7xZ4fY/Xa-39QRJ33I/AAAAAAAADck/CvSMKIf4BZEehs9YKaYRzr3VQUMg6U0jACLcBGAsYHQ/s320/20191022_230120.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-7Stpu7xZ4fY/Xa-39QRJ33I/AAAAAAAADck/CvSMKIf4BZEehs9YKaYRzr3VQUMg6U0jACLcBGAsYHQ/s72-c/20191022_230120.jpg
Calmon Notícias - O site de notícias de Miguel Calmon e região
https://www.calmonnoticias.com.br/2019/10/a-reforma-da-previdencia-teve-sua.html
https://www.calmonnoticias.com.br/
https://www.calmonnoticias.com.br/
https://www.calmonnoticias.com.br/2019/10/a-reforma-da-previdencia-teve-sua.html
true
6093905859410897135
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar