19 de abril; Índio Osvaldo conta sua história após vir morar em Miguel Calmon e Piritiba-BA

Nesta segunda-feira, 19 de abril de 2021, apesar de não ser um feriado, é comemorado o Dia do Índio, no Brasil.

Acatando uma sugestão de Fernando Índio, o Calmon Notícias resolveu mostrar um pouco da história de seu pai Osvaldo, que é de origem indígena e convive em Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, há quase quatro décadas.

Osvaldo Luiz dos Santos, mais conhecido como Índio Picolé, 65 anos, conta que saiu da aldeia no município de Ribeira do Pombal, na Bahia, no ano de 1982. De lá, ele foi trabalhar na região de Irecê, depois veio para o município de Piritiba, e conheceu uma mulher que se tornou sua esposa, na cidade de Miguel Calmon, a partir de então ele passou a ficar morando nas duas cidades (Piritiba e Miguel Calmon), vindo a fixar morada em Miguel Calmon, onde reside atualmente.

O Índio fala da sua felicidade com a receptividade e o carinho que recebeu do povo calmonense.

“Saímos da Aldeia para vim trabalhar em Irecê e me casei com uma mulher de Miguel Calmon, a Silveste (dona Si), e meu sogro me convidou para morar em Piritiba no ano de 1982, daí fiquei trabalhando entre Piritiba e Miguel Calmon.

Tive muito apoio de muitos calmonenses e fiquei cativo pelo jeito que acolheram minha família.

Me sinto muito feliz aqui, sou da Aldeia Mirandela dos Kiriris, conhecida como "Saco dos Morcegos", meu nome é Osvaldo, mas todos só me conhecem por índio e vocês não sabem o tanto que eu amo essa região, e não tenho o que reclamar. Sempre tenho vontade de voltar para a Aldeia, mas quando estou lá, penso em Miguel Calmon e minha família cresceu aqui, como todos conhecem meus filhos Casseano, Fabiano, Otaciano, Rosana, Chauan e Fernando”. Disse o Índio.

Osvaldo trabalhou por muitos anos em Miguel Calmon, vendendo Picolé nos carrinhos, pelas ruas da cidade, por conta disso, ganhou o nome “Índio Picolé”.


“Trabalhamos muito vendendo picolé, depois trabalhando com linha de táxi, sempre com apoio dos filhos, sempre com parceria e tendo apoio da prefeitura, e da população que apoia meus filhos em tudo que fazem. A gente não vai a frente sozinho, dependemos de todos ne?

Hoje estou com 65 e estudando, agradeço de coração, Miguel Calmon e região pelo carinho e respeito que todos tem com nós indígenas, por ser os primeiros habitantes do Brasil. Mas fico triste por que nas escolas não se comemora mais como antes, tiraram nosso feriado. Mas mesmo assim nas aldeias comemoramos, refletimos e fazemos a festa.

Obrigado João, pela homenagem e ao Calmon Notícias pelo carinho com a gente”. Finalizou.


Dia do Índio é comemorado em 19 de abril e foi instituído no Brasil durante o governo Vargas. Escolas, entidades e diversos grupos indígenas realizam eventos a fim de recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.

O Calmon Notícias deseja um feliz dia ao Índio Osvaldo, toda sua família e todos os indígenas do Brasil.

Por João do Clone/Redação Calmon Notícias












Fotos: Arquivo da família

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+