O incêndio que teve inicio na manhã de ontem (14), (relembre aqui), na região do povoado de Covas, no município de Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, já devastou até a manhã de hoje (15), cerca de 600 hectares no Parque Estadual das Sete Passagens, segundo o gestor do parque, Sr. Zelis Pereira.
De acordo com informações apuradas pelo Calmon Notícias, cerca de 100 voluntários participaram das ações de ontem no combate ao incêndio. Durante a noite uma brigada do corpo de Bombeiros de Juazeiro chegou para dar apoio e hoje pela manhã uma brigada de Senhor do Bonfim também chegou ao parque, além de equipes do INEMA.
De acordo com Zelis, cerca de 80% do incêndio já está controlado. Na manhã de hoje (15) está previsto para a chegada de dois helicópteros contratadas pelo governo do Estado para dar suporte nas ações de combate ao incêndio.
Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso, uma investigação será feita para apurar as causas e penalizar possíveis responsáveis pelo desastre que devastou a vida de milhares de animais e plantas nativas.
“A gente vai além do combate, a gente vai está fazendo essa questão da investigação com a polícia, pra notificar a pessoa e multar pelo crime ambiental, e também se for uma pessoa que tem problemas de saúde, encaminhar para que sejam tomadas as medidas em relação aos procedimentos de saúde”. Disse o Gestor Zelis ao Calmon Notícias.
Ele ressaltou a importância do apoio das prefeituras de Miguel Calmon e jacobina, além de todos os demais voluntários que se doaram para combater o incêndio.
Breve mais informações.
Redação Calmon Notícias
Publicidade
Miguel Calmon: Clínica Sorrir+ conta com mais um profissional especializado em implantodontia