Criminosos usam marca do Réveillon Praia do Forte para roubar dados bancários


Criminosos estão usando a marca do Réveillon Praia do Forte, que acontecerá em Mata de São João, e do Bradesco para roubarem informações bancárias das pessoas.

O golpe é feito pelo Instagram, onde uma conta falsa do banco é criada. A promoção falsa aponta que haverá um sorteio de um par de ingressos para curtir os quatro dias de festa. Ao clicar no link, a vítima é encaminhada para um site chamado "feriasbradescocadastro.com", que pede a agência, o número da conta e a senha.


Um dos organizadores do Réveillon Praia do Forte, Guto Ulm explicou que o golpe já acontece há algum tempo. "Já tem três meses que eles fazem isso. E o nosso evento acaba impactado. Nós não temos nenhuma parceria com o Bradesco ou com qualquer outro banco", alertou Guto, em entrevista ao Bahia Notícias.

A organização chegou a encaminhar uma notificação extrajudicial para o Facebook e para o Bradesco, alertando sobre o golpe. Eles pediram ainda que a rede social investigue os responsáveis e interrompa "a veiculação das páginas que possam estar a fazer a divulgação de sorteios dos ingressos de acesso ao Evento".

 

A notificação foi enviada no final de agosto mas, até o momento, não houve resposta.

 

GOLPES SIMILARES
Nos últimos meses, com o retorno dos eventos e do turismo, o número de golpes similares aumentou nas redes sociais. As promoções chegam a ser patrocinadas para aparecerem nos stories ou no feed das vítimas no Instagram, simulando uma promoção vinculada a um banco.

O nome do Bradesco, inclusive, já foi usado em ações parecidas, mas com outros prêmios falsos, como um fim de semana em Jericoacoara, no Ceará. Em ambos os casos, os golpistas usaram a marca do serviço Bradesco Exclusive.

 

FIQUE ALERTA

Instituições bancárias vêm alertando os usuários sobre golpes aplicados pelas redes sociais. Os bancos não costumam pedir dados como número da conta e a senha usada nas transações para a participação em promoções.

 

No mês passado, a  Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lançou uma campanha intitulada "Pare & Pense #Pode ser Golpe", para alertar sobre práticas comuns dos criminosos, como o do falso motoboy, da troca de cartão, de pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e da falsa central ou do falso funcionário de banco.

 

Além disso, a Febraban lançou o site Antifraudes, que tem uma lista dos golpes mais aplicados no Brasil e dicas de como preveni-los.



 

Fonte: Bahia Notícias,

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+