Projeto Monitoramento de Diversidade de Fauna/Floresta Legal, mostra fauna no Parque Estadual de Morro do Chapéu - confira!

 O Projeto Monitoramento de Diversidade de Fauna, no âmbito do Floresta Legal é uma iniciativa do Instituto Água Boa e o Ministério Público da Bahia - Regional Jacobina, e inaugura sua atuação no município do Morro do Chapéu e apresenta vídeo da campanha dos meses de setembro a dezembro de 2021, com base na câmera instalada no Parque Estadual do Morro do Chapéu, Bioma Caatinga.

As imagens reveladas por essas lentes, "capturadas" de modo não invasivo por meio de câmera TRAP, mostram a fauna em seu habitat natural. A realização das imagens na Unidade de Conservação - UC não seria possível sem o apoio e logística do Inema. 

Nelas podemos observar roedores como o coelho selvagem, espécies da avifauna, como o Jacú e o Cancão, roedores como a Cutia, um jovem Veado, e felino como a Jaguatirica da caatinga. 


A Jaguatirica (Leopardus Pardalis) é predador topo de cadeia alimentar e de grande importância para a conservação, porém, na "Lista Vermelha de Fauna" da IUCN, figura como em perigo de extinção em certos lugares da América do Sul, sendo já extinta na América do Nordeste. Dado que uma Jaguatirica pode necessitar de um espaço de vida de no mínimo 70km2.

Ações como a de Edgar Navarro Neto, anunciadas pelo MP-BA esta semana (https://www.mpba.mp.br/noticia/60232) deve ser motivo de grande comemoração da população em geral, pois irão proteger uma área de aproximadamente 600 hectares por RPPN, sendo estas vizinhas ao Parque Estadual do Morro do Chapéu, incluindo o Complexo Arqueológico Lagoa da Velha. 

 Um resumo dos vídeos das campanhas são disponibilizados com atualizações periódicas no canal do projeto no YouTube/Floresta Legal. 

. + vídeos no Canal https://youtube.com/channel/UCKqC4Um6-1Z6_My8VadEbsA


Calmon Notícias, o site de notícias de Miguel Calmon e região

Publicidade


Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+