Lula participa de desfile cívico do 2 de Julho em Salvador


O pré-candidato à Presidência da República pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva participa do desfile cívico da Independência do Brasil na Bahia, nas ruas de Salvador, na manhã deste sábado (2).


Lula, que não era esperado no ato público, chegou ao Largo da Lapinha por volta das 9h30. A agenda do candidato do PT conta ainda com um ato previsto para às 10h30 na Arena Fonte Nova. Ele chegou à capital baiana na sexta-feira (1).

Uma multidão cerca o ex-presidente pelas ruas de Salvador. A seu lado, estão o governador da Bahia, Rui Costa, o pré-candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin, e o pré-candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues (PT). Também está presente o senador Otto Alencar (PSD), candidato da chapa governista à reeleição no Senado.

Os pré-candidatos à presidência Ciro Gomes e Simone Tebet também participam do cortejo parte em direção ao Centro Histórico de Salvador. O presidente Jair Bolsonaro também está em Salvador, mas participa de um passeio de moto pela Orla Atlântica da cidade.


Mil policiais trabalharão no evento

Mais de mil policiais farão a segurança do cortejo cívico em celebração à Independência do Brasil na Bahia. Policiais militares, civis, técnicos e bombeiros participarão da segurança.

A SSP não detalhou se haverá algum esquema especial para os pré-candidatos, mas diz que "pontos de atenção serão monitorados", como locais com eventos públicos agendados e regiões com grande concentração de pessoas.

O Sistema de Reconhecimento Facial ajudará os agentes na segurança. O dispositivo se somará às câmeras convencionais espalhadas pelo trajeto do Largo da Lapinha em direção à praça Dois de Julho, no Campo Grande, e no total 53 câmeras auxiliarão no monitoramento ao longo de todo dia de celebração.

Todas as imagens do circuito estarão interligadas aos Centros Integrados de Comunicações (Cicom) e de Comando e Controle (CICC).

Começo dos festejos

As celebrações da Independência da Bahia começaram na quinta-feira (30), com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano em direção a Salvador.


Neste sábado (2), às 6h, ocorreu uma tradicional alvorada de queima de fogos no Largo da Lapinha, que marca a preparação do Cortejo Cívico. Na sequência, houve hasteamento das bandeiras e homenagens ao monumento do General Labatut.

Em seguida, a primeira parte do cortejo foi iniciada em direção à região do Centro Histórico, com homenagens aos heróis da Independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

As figuras do Caboclo e da Cabocla, que representam os indígenas que lutaram contra a presença dos colonizadores portugueses na cidade, lideram o cortejo.

A partir das 14h, a segunda parte da caminhada segue em direção ao Campo Grande. Nesta etapa do percurso, a pira do Fogo Simbólico será acesa pelo campeão olímpico de boxe Hebert Conceição. O momento será acompanhado pelo hasteamento das bandeiras e homenagens no Monumento ao 2 de Julho.

Independência baiana

Na Bahia ocorreu uma espécie de independência paralela em relação ao movimento nacional. A luta começou antes, no dia 19 de fevereiro de 1822, e terminou depois da data comemorada nacionalmente, o 7 de setembro de 1822.


Os baianos só se tornaram independentes em 2 de julho de 1823, 10 meses após o grito de independência de Dom Pedro I. Para isso, foram muitos confrontos sangrentos em diversas partes do estado, que na época era uma província.

Os poucos portugueses que ficaram no país após o 7 de setembro de 1822 se amontoaram na Bahia. Após quase um ano de luta, os baianos expulsaram os portugueses no 2 de julho de 1823, considerada uma data mais importante no estado nordestino.

Fonte: g1

PUBLICIDADE

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+