Desde o mês de janeiro/2023, a EMBASA emitiu uma nota informando que, "devido a alteração da qualidade da água bruta, em função das chuvas, e consequente diminuição do volume de água tratada pela Estação de Tratamento do França, (ETA), a empresa adotou o sistema de RODÍZIO, para o abastecimento de água em Miguel Calmon".
Desde então, várias pessoas de diferentes localidades da cidade seguem insatisfeitas e alegam que a água está chegando muito fraca e não está subindo para os reservatórios.
O Calmon Notícias tem divulgado constantemente o informativo da EMBASA, onde consta os bairros e localidades abastecidas através do rodízio, e também tem recebido diversas reclamações de moradores que reclamam da falta de água.
O funcionário público federal, Tiago Almeida, falou com o Calmon Notícias na noite desta segunda-feira, 13/02, e relatou sua indignação diante do constante desabastecimento de água. "Cara, aqui em casa não tem água nem pra lavar as mãos, o que vou fazer agora? Será que vou ter que vender minha casa? Ou comprar um caminhão de água? Questionou ele informando que tem um reservatório de 2 mil litros em casa e há dias a água não sobe a ponto de abastece-lo.
Nossa redação manteve contato com a EMBASA para obter uma resposta aos questionamentos da população.
Confira a nota enviada à nossa redação:
"Em atenção aos questionamentos do Site Calmon Notícias, informamos que o abastecimento de água em dias alternados foi implantado em Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo desde o início do mês de janeiro. A brusca alteração na cor da água da Barragem, em consequência das intensas chuvas que caíram desde novembro, está dificultando o processo de tratamento da água, por isso, houve a redução de 20% na oferta de água nos municípios atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento do França.
A Embasa vai licitar, ainda este ano, a obra que vai ampliar da produção da Estação de Tratamento do França, trazendo uma solução definitiva para este problema.
É importante ressaltar ainda que, de acordo com a Resolução AGERSA nº 002, de 17/07/2017, é dever do usuário dos serviços de abastecimento de água, instalar reservatório domiciliar com o objetivo de manter uma reserva de água para suprir suas necessidades por um período mínimo de 24 horas. Casos específicos de desabastecimento devem ser comunicados à Embasa, por meio dos canais de atendimento. A empresa solicita que o usuário forneça o endereço completo e o número de matrícula para que as situações pontuais sejam verificadas no local.
Canais de atendimento da Embasa: Agência Virtual: agenciavirtual.embasa.ba.gov.br WhatsApp: (71) 99717-0999 Call Center: 0800 0555 195". (Embasa).
Por João do Clone/Redação Calmon Notícias
Barragem do França - Entre os municípios de Piritiba e Miguel Calmon |