Foto: João do Clone/Calmon Noticias |
A organização estima que mais de 15 milhões de pessoas morreram em decorrência da covid-19 no mundo todo. No Brasil, foram mais 700 mil mortos pela doença. "Com grande esperança, declaro a covid-19 encerrada como uma emergência de saúde global. No entanto, isso não significa que acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid-19 ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos", disse o diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Apesar do anúncio, o diretor-geral da oMS chama a atenção para o fato de que a Covid-19 continua causando mortes no mundo e que há risco do surgimento de novas variantes. "A pior coisa que qualquer país pode fazer agora é usar esta notícia como motivo para baixar a guarda, desmantelar os sistemas que construiu ou enviar a mensagem ao seu povo de que covid-19 não é motivo de preocupação", ressaltou Tedros.
A mudança de status da doença serve para que os países migrem do modo de emergência para o de gerenciamento. "Enfatizo que esta não é uma decisão precipitada. É uma decisão pensada há algum tempo, planejada e tomada com base em uma análise cuidadosa dos dados. Por mais de 3 anos, os especialistas do Comitê de Emergência dedicaram seu tempo, sua experiência e seus conhecimentos, não apenas para me aconselhar se covid-19 continua a representar uma emergência de saúde global, mas também para aconselhar sobre recomendações para países", explicou Tedros.
Por Correio Braziliense
Você já recebe as notícias do Calmon Notícias no seu whatsap? Não?
Inscreva-se no canal da TV Calmon CLICANDO AQUI.
Siga o Instagram do Calmon Notícias CLICANDO AQUI.