Calmonense João Barberino lançou mais um livro de sua autoria em Miguel Calmon

O calmonense Dr. João Barberino Santos, lançou seu terceiro livro, "Luzes Tropicais", em Miguel Calmon-BA, na noite do dia 04 de novembro de 2023, no Espaço Festa e Cia.


Confira abaixo o discurso do autor:

"Este livro vem completar a trilogia a respeito de minha vida profissional em Clínica Médica, na especialidade de Medicina Tropical.

O primeiro livro publicado, “Páginas Vividas”, foi um retrato resumido de minha vida dedicada á docência na Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília durante mais de 40 anos. Por isso, ele foi dedicado prioritariamente aos ex-alunos da Graduação.

O segundo livro, “Trópicos da Aflição”, tratou-se de uma resenha sobre os acontecimentos mais importantes dos meus dias no esforço da Pesquisa de Campo em Medicina Tropical, em várias regiões do Brasil, notadamente na Amazônia. Ele é dirigido especialmente ás pessoas que compartilharam comigo essa experiência nas áreas de campo.

Este novo compêndio, “Luzes Tropicais”, consiste no relato dos fatos e personagens que eu vivi e convivi nos primórdios de criação e implantação da Pós-Graduação em Medicina Tropical na Universidade de Brasília, em seus primeiros quarenta anos. Ele tem a intenção precípua de homenagear docentes, discentes e funcionários que participaram desses acontecimentos primevos e de sua história, a fim de que ela não se perca sua lembrança na memória dos tempos, nem na dos homens.

Em suma, esse livro é uma merecida homenagem aos mestres que fizeram e tornaram esses Cursos de Pós-Graduação em Medicina de elevado conceito no Brasil e no Exterior; aos alunos que neles se qualificaram para exercerem papel de destaque na docência e na pesquisa em seus locais de origem; e aos funcionários que participaram com sua incansável ajuda nessa tarefa de estudo e de cuidados médicos das chamadas doenças tropicais, ou doenças negligenciadas da pobreza e do subdesenvolvimento, no cenário bucólico e desafiador das áreas de campo situadas nos mais longínquos sertões do Brasil.

Um livro onde queremos reafirmar nossa crença de que a Medicina continua sendo um dom sagrado destinado a pessoas sagradas, dispostas á renúncia do conforto material e do comodismo em prol daquele que sofre, principalmente daqueles desprovidos de tudo e de todos os recursos, menos do padecimento humano. Carece aos que são chamados ao nobre mister samaritano, a necessidade em se aprimorar ao máximo para o desafio de desvendar os mistérios da saúde e da doença, e assim poder proporcionar, pela higidez física e mental, a felicidade aos que lhes confiam a própria sobrevivência.

Enfim, agradecemos a todos os que vieram prestigiar esse evento e nos alegraram e honraram com sua presença, ao Sr Adelvar Rios pela primorosa organização desta festa e aos parentes que nos incentivaram em sua realização.

Miguel Calmon, 04 de novembro de 2023".

Por João Barberino Santos.


Calmon Notícias - Conectando você com o mundo









Fotos cedidas por Binho Rios


Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+