A Fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores musculares generalizadas e crônicas, que podem durar mais de três meses, sem apresentar, no entanto, evidências de inflamação nos locais doloridos.
Os sintomas são vários, sendo a dor difusa em músculos e articulações os mais evidentes, geralmente associados a outros, como fadiga, distúrbios do humor, dificuldades de concentração, depressão, ansiedade e alterações do sono.
Em Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina, não há um quantitativo oficial de pessoas acometidas com a Fibromialgia, porém, existe um Grupo de Mulheres diagnosticadas que estão mobilizadas a fazer valer os seus direitos para terem mais qualidade de vida.
Em contato com algumas participantes deste grupo, uma delas relatou à TV Calmon que as Pessoas com Fibromialgia muitas vezes são desacreditas em hospitais e em vários outros locais públicos e privados.
A Fibromialgia é um problema de saúde pública que, segundo elas, precisa urgentemente de medidas efetivas por parte das autoridades públicas para o tratamentos e prevenção dos agravos.
Em 2019, a câmara de vereadores de Miguel Calmon, através de um projeto de Lei do vereador Valdir Oliveira, aprovou a lei municipal de numero 623/2019 oficializando o Dia Municipal da Fibromialgia, no dia 12 de maio, ofertando direitos em filas e vagas de estacionamento preferenciais.
Confira aqui a íntegra da entrevista.
Por João do Clone/Redação Calmon Notícias