INSS determina bloqueio do pagamento de novos empréstimos consignados

Em coletiva de imprensa, o presidente do INSS explicou que, a partir do ato publicado no dia 08/05/2025, todo novo empréstimo consignado de pensionistas e aposentados exigirá reconhecimento facial para validar a operação.

"Determino o bloqueio dos benefícios para averbação de novos descontos de empréstimo consignado, para todos os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, independente da data de concessão do benefício", diz o despacho.

Em 5 de maio, o blog da Daniela Lima adiantou que as investigações sobre fraudes no INSS vinha avançando sobre os consignados.

Só no ano de 2023, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União que o blog teve acesso, foram 35 mil reclamações de empréstimos liberados indevidamente, inclusive, sem qualquer solicitação por parte do beneficiário.

A suspensão atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) de quarta-feira (7/05/2025), e a uma decisão liminar no âmbito de uma ação civil pública que determinou a suspensão dos benefícios para empréstimos até que o beneficiário solicite o desbloqueio.

Em decisão unânime, o TCU decidiu manter a suspensão dos descontos de associações em aposentadorias e pensões. Os ministros negaram todos os recursos do INSS e de entidades associativas. (Por G1)

Confira: "Perguntas e Respostas" sobre os detalhes quanto à restituição dos descontos indevidos nos contracheques de beneficiários do INSS - CLICANDO AQUI.


Redação Calmon Notícias - Conectando você com o mundo.

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+