Pelo menos quatro gatos foram encontrados mortos na Rua Antônio Silva Marques, no bairro Santa Tereza, em Miguel Calmon, entre a noite de segunda-feira (07) e a manhã desta terça (08). A principal suspeita é de que os animais tenham sido envenenados de forma intencional.
A dona dos gatos relatou ao Calmon Notícias que dois dos animais foram encontrados já sem vida na noite de segunda. Na manhã desta terça, outros dois estavam agonizando. Ela ainda tentou socorrer um dos felinos, aplicando medicação e buscando atendimento veterinário, mas o animal não resistiu e morreu a caminho.
Casos de envenenamento de animais vêm se tornando cada vez mais comuns em diversas regiões do país, gerando indignação entre protetores e defensores da causa animal.
De acordo com o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), praticar maus-tratos contra animais é crime, com pena de três meses a um ano, além de multa e proibição da guarda em caso de condenação. Quando se trata de cães e gatos, a pena foi agravada em 2020, através da Lei nº 14.064.
O caso pode ser investigado como crime ambiental.
Em 2023 uma moradora denunciou a morte de 15 gatos por suspeita de envenenamento em Miguel Calmon. CONFIRA AQUI.
Redação Calmon Notícias