De acordo com o edital ZE-054 Nº 24, DE 31 DE julho DE 2025 A Excelentíssima Senhora Juliana Machado Rabelo, MM. Juíza Eleitoral desta Zona, “na hipótese de alteração na relação de eleitos(as) e suplentes, será realizada, em data a ser informada oportunamente, nova diplomação e serão cancelados os diplomas anteriormente emitidos para os(as) candidatos(as) cuja situação foi modificada”.
O referido edital torna público que, a partir das 09h00min do dia 12 de agosto próximo, no(a) Cartório Eleitoral de Mundo Novo, situado na Praça Jairo Moreira Almeida, 318 - Centro, procederá ao REPROCESSAMENTO DO RESULTADO das referidas eleições, tendo em vista necessidade de nova totalização, em virtude de cumprimento a decisão proferida na AIJE n° 0600697- 20.2024.6.05.0054, com fundamento na ordem judicial constante no acórdão ID 50666611, que, em sede de recurso eleitoral, manteve a sentença de 1º grau e determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, com nova configuração de candidatos eleitos e suplentes por entender existente a fraude prevista na Súmula TSE nº 73 e art.10, § 3°, da Lei n. 9.504/97, de modo que as pessoas acima mencionadas e demais interessados(as) possam acompanhar o reprocessamento.
Com a anulação dos 2.153 votos dados à chapa da Federação Brasil da Esperança, o total de votos válidos para vereador em Piritiba cairá para 9.315 o que dá um novo Quociente Eleitoral de 846 votos.
Na condição de assumir, em razão da votação, estão Fernando Rios (PSD) e Vicelma Sampaio (MDB) primeiros suplentes de seus respectivos partidos.
O Calmon Notícias manteve contato com o vereador Rafael Nasa para que o mesmo pudesse se pronunciar sobre o caso, mas ele optou por não se pronunciar no momento.
O vereador Rodrigo Rios, já havia se pronunciado anteriormente e disse que iria entrar com recurso.
Para baixar o PDF CLIQUE AQUI.
Outras decisões na Região
Em Várzea do Poço, uma ação também foi impetrada contra a Comissão Provisória do Partido Social Democrático - PSD e diversos candidatos proporcionais que concorreram no pleito municipal de 2024, sob a alegação de candidaturas femininas fictícias, fraudando a cota de gênero. Confira AQUI.
Por João do Clone/Redação Calmon Notícias