Nesse percurso tem a Barragem do França, localizada no Distrito de mesmo nome, que foi construída em 1996, a qual é responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Piritiba, Miguel Calmon, Mundo Novo e o povoado de Angico de Mairi.
Logo após a construção da barragem, foi construída a Estação de Tratamento de Água (ETA) onde a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A) faz a captação e tratamento de água que abastece os municípios.
Desde a construção a ETA vem causando transtornos e problemas de diversos aspectos para o meio ambiente e mais especificamente ao Rio Jacuípe, onde os tanques de decantação dos rejeitos (dejetos, lodo) não tem capacidade suficiente para armazenamento dos rejeitos, e assim os rejeitos são lançados diretamente no leito do Rio Jacuípe.
Em 17 de maio de 2023 teve uma Audiência Pública com a participação popular na Câmara de Vereadores de Piritiba e com a participação do então Gerente Regional da Embasa, o Sr. Odirlei Rocha. Na ocasião ele informou que iria tomar as medidas cabíveis e que de imediato iria suspender o lançamento dos rejeitos e dejetos no leito do Rio Jacuípe. No entanto, a ETA continuou a lançar os rejeitos no leito do Rio.
O Rio Jacuípe está morrendo e até o momento a EMBASA não tomou nenhuma atitude para resolver o problema, sendo que, ao logo dos anos causou severos danos ambientais.
Em setembro de 2021 o Vereador Fernando Rios protocolou uma denúncia, autuada como NOTÍCIA DE FATO no Sistema IDEA, sob nº 699.9.79369/2022, e corre pelo expediente da Promotoria de Justiça Regional Especializada em Meio Ambiente do Médio Paraguaçu. No entanto, até o momento nenhuma providência foi tomada pelos órgãos competentes, e neste sentido a tendência é a morte eminente do Rio Jacuípe no Distrito do França".
Em conversa com a redação do Calmon Notícias, o vereador sugeriu que fosse construída uma barragem de rejeitos.
Fernando Rios é vereador no municipio de Piritiba-BA.
Em nota enviada ao Calmon Notícias, a comunicação da EMBASA disse que:
"Ao Calmon Notícias
ATT: João Clone
Data: 27/08/2025
A Embasa esclarece que não lança rejeito ou lodo no rio Jacuípe. O líquido avistado na área da estação de tratamento é a água usada na lavagem dos filtros e decantadores, que não tem impacto ambiental negativo.
Atualmente, a Embasa está ampliando a Estação de Tratamento de Água (ETA) do França. A primeira estrutura a ser finalizada será a estação de tratamento de lodo, assegurando que o manejo dos resíduos continue sendo feito de forma adequada. A obra em andamento inclui intervenções dentro da área da ETA, além de ações de remanejamento ambiental.
Unidade de Comunicação Empresarial
Regional Irecê".
Redação Calmon Notícias