Confira abaixo a nota na íntegra:
Ontem estive em uma audiência na EMBASA em Salvador, juntamente com a Prefeita Leandra Bellitardo, do municipio de Piritiba, o vice prefeito Jam Detalhe, o Deputado Estadual Luciano Araújo, secretário de Agricultura e Meio Ambiente Alex Luz, e a maioria do vereadores de Piritiba.
Nesta audiência protocolei dois ofícios; um solicitando um reservatório elevado para o Distrito do França, visto que, o abastecimento é realizado via bombeamento e tem causado constantes transtornos e interrupções no fornecimento de água, o outro oficio foi relacionado ao lançamento de rejeitos das lavagens dos filtros da ETA no leito do Rio Jacuípe, solicitando respostas técnicas robustas e urgentes.
O Diretor de Operações da EMBASA, Vinicius, e o Supervisor Euvaldo Neto, nos informou que medidas já estão sendo tomadas, onde o Reservatório Elevado do Distrito do França será feito junto a ampliação da ETA, o qual já iniciou e tem um prazo de um ano para sua conclusão, e, segundo eles, esta ampliação abrange parte da solicitação do ofício, onde a partir da conclusão da obra os rejeitos não serão mais lançados no leito do rio.
Nesta conversa questionei sobre os danos causados do período que os rejeitos foram lançados (assoreamento do leito do rio por conta dos rejeitos lançados por mais de 25 anos).
Os representantes da EMBASA nos informou que vai solicitar uma visita técnica para analisar os danos causados e assim buscar maneiras de fazer a limpeza e desassoreamento do leito do rio. No entanto, vamos aguardar a resposta oficial dos ofícios protocolados durante esta audiência.
Volto a salientar que é de extrema importância o apoio popular e também das gestões públicas dos municípios de Piritiba, Miguel Calmon e Mundo Novo, porque o Rio Jacuípe é um bem comum". (Vereador Fernando Rios).
Redação Calmon Notícias, conectando você com o mundo