Com 12,05% de sua capacidade, Barragem do França preocupa moradores de Miguel Calmon, Piritiba e Mundo novo

Nesta sexta-feira, 02 de janeiro de 2026, o Calmon Notícias, que tem acompanhado o volume de Água na Barragem do França que abastece Miguel Calmon, Piritiba e Mundo Novo, na Bahia, verificou que a barragem está com apenas 12,05% de sua capacidade total, sendo o menor volume das barragens ativas administradas pela CERB.

A situação é um tanto preocupante para os três municípios citados acima, cuja população é abastecida pela água da referida barragem. Até a presente data (02/01/2026), não temos informação sobre campanhas de racionamento de água, tanto nas sedes dos municipios quanto na zona rural, onde ocorre as irrigações e outras formas de consumo.

A EMBASA já havia sinalizado ao Calmon Notícias no inicio de outubro/2025, ressaltando que "A empresa entrou em contato com o Inema e a CERB solicitando medidas de preservação do volume disponível na barragem, com prioridade para o abastecimento humano, e que, além disso, caso a estiagem persista, a Embasa irá adotar medidas operacionais para reforçar o abastecimento. No caso de Miguel Calmon, a empresa estuda perfurar poços na região de Macaúbas e implantar uma nova adutora. No caso de Piritiba e Mundo Novo, a Embasa estuda reativar o sistema do Açude Veredas".

Confira a matéria  CLICANDO AQUI.


O que disse a prefeitura de Piritiba:

O Calmon Notícias manteve contato com o diretor de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Piritiba, Ricardo Patrese, que informou que a situação da Barragem do França é crítica e está sendo tratada como prioridade pela gestão municipal.

Segundo Patrese, a prefeita Leandra Belitardo esteve pessoalmente em três audiências em Salvador com os órgãos competentes, como a CERB e a Embasa, buscando encaminhamentos e soluções técnicas para garantir o abastecimento e preparar o município para qualquer cenário de agravamento.

Patrese acrescentou que o secretário municipal de Agricultura, Alex Luz, mantém contato direto e contínuo com a CERB, a Embasa e o Inema, acompanhando atualizações, demandas e orientações. Em uma das agendas, a prefeita esteve acompanhada por vereadores de Piritiba e pelo deputado Luciano Araújo, reforçando o pedido de providências nos órgãos responsáveis.

Sobre racionamento, a Prefeitura esclarece que essa decisão não cabe ao município e depende de deliberação dos órgãos competentes, especialmente a CERB e o Inema. Mesmo assim, a gestão municipal vai iniciar ainda nesta semana uma campanha de uso consciente da água e adotar medidas internas de economia, com uso racional nos prédios e veículos públicos.

Em caso de colapso da barragem, Patrese informou que o município já está mobilizado para acionar o Açude de Odaque como fonte alternativa de fornecimento de água.

O que disse o prefeito de Miguel Calmon:

O Calmon Noticias manteve contato com o prefeito de Miguel Calmon, Sr. Marinaldo Sampaio, para  saber se a prefeitura de Miguel Calmon tem alguma ação ou medida a anunciar, diante do baixo nível da barragem.

Em nota o prefeito Sampaio disse que:

"Desde julho que eu procuro os órgãos da gestão e utilização da Barragem, Embasa através de Ana Carolina Responsável pela região de Irecê, Dr Gildeone o Presidente e Vinicius Diretor Técnico, Cerb com Dr Jayme Vieira, Presidente, e Inema com Dr Eduardo Topázio, sempre acompanhado do Deputado Eduardo Sales. Também participei de reunião com as prefeitas de Piritiba e Mundo Novo, bem como de audiência pública em Feira de Santana. Cobrei medidas sobre o uso racional da Barragem, bem como, ações para viabilizar o abastecimento humano nas regiões atendidas pela Embasa e Central das Águas. Segundo informações do Inema, em breve teremos uma ação educacional, pois sabemos da importância sócio econômica da Barragem, mas se necessário for acontecerão medidas mais drásticas. Claro que essas ações pelos órgãos competentes já deveriam ter acontecido, e para isso enquanto gestão fizemos todas as mobilizações.”.


O que disse a prefeita de Mundo Novo:

O Calmon Notícias falou com a prefeita Ana Paula, que emitiu a seguinte nota:

"Vimos enfrentando esse problema ha tempos, dos três municípios , Mundo Novo é o que tem menor porcentagem de abastecimento pela barragem do França. 

No entanto, O que cabe ao município, nós estamos fazendo: orientando a população sobre o uso consciente da água, reforçando ações de conscientização, monitorando as comunidades mais vulneráveis e nos preparando para medidas emergenciais. 

Também estamos buscando articulação regional, porque esse é um problema que não atinge apenas um município. A solução precisa ser técnica, responsável e construída em conjunto com o Governo do Estado, evitando decisões precipitadas que possam gerar ainda mais prejuízos no futuro.


Confira o acompanhamento feito pelo Calmon Notícias  junto à barragem do França nos últimos 15 anos, CLICANDO AQUI.


Por João do Clone / Redação Calmon Notícias/TV Calmon




Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+