Secretaria de saúde de Piritiba divulga resultado de exame do LACEN para paciente que havia testado POSITIVO em teste rápido para COVID-19


A secretaria de saúde de Piritiba-BA, emitiu nota no final da tarde deste sábado (2), divulgando o resultado do LACEN, para o paciente que havia testado positivo no teste rápido para COVID-19, na referida cidade.
A nota divulgada pela secretaria de saúde, informa que o resultado do Lacen testou NEGATIVO.

O Paciente morreu neste sábado (2), após sofrer parada cardíaca no Hospital Espanhol em Salvador.
Confira a nota:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal Saúde de Piritiba em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, vem através desta nota, informar à população quanto aos resultados dos exames para o diagnóstico de CORONAVÍRUS, do paciente O.G.M.J. de 34 anos, proveniente de São Paulo e que inicialmente encontrava-se no povoado da Ponte do Massambão, antes de ser transferido para o Hospital Espanhol (referência para Covid-19), em Salvador.
O paciente foi testado duas vezes, pela equipe do Hospital Municipal de Piritiba através do TR (teste rápido), com resultados POSITIVOS em ambos os testes, tanto para a fração IgM, quanto para a fração IgG. Este teste rápido identifica a presença de anticorpos (IgM e IgG) para Covid-19 no sangue do paciente, e deve ser colhido após o 8º dia do início dos sintomas, quando é possível a detecção desses anticorpos.
Além do teste rápido, também foi colhido material e enviado ao LACEN (Laboratório Central do Estado da Bahia) para a realização do exame de PCR (pesquisa alvo do genoma viral). O resultado desta coleta foi informado como NEGATIVO.
O fato deste último exame (PCR) ter dado negativo, não descarta o diagnóstico de COVID-19.
De acordo com as orientações gerais do LACEN, o exame de PCR apesar de ser um exame específico, deverá ser realizado até o 7º dia da data do início dos sintomas. Após esse período o exame perde a sensibilidade de diagnosticar a presença do vírus.
O referido paciente provavelmente chegou ao município após essa fase considerada ideal para coleta, já que como ele mesmo relatou, não tem ideia de quantos dias passou na estrada, pois realizou a viagem pegando carona e parando em diversos municípios baianos, onde permanecia por horas ou dias até conseguir novo deslocamento.Dessa forma, os contactantes do paciente O.G.M.J. de 34 anos, estão sendo monitorados e acompanhados e foram também submetidos ao teste rápido com resultados NEGATIVOS.
A Secretária de Saúde finaliza esta nota enfatizando a necessidade de manter as medidas de proteção e controle, e reforça a realização do isolamento social e o uso de máscaras por toda população".
Piritiba, 02 de maio de 2020
Secretaria Municipal de Saúde de Piritiba
Vigilância Epidemiológica de Piritiba









Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+