"Em direito de resposta, a Gerência da APS de Miguel Calmon esclarece que, de acordo com o parágrafo 1º, do artigo 06 da PORTARIA DIRBEN/INSS Nº 982, de 22 de fevereiro de 2022, “O direito à prioridade especial é garantido ao idoso maior de 80 (oitenta) anos”.
Quanto à alegação do atendimento do dia 23 e 24/12, a agência funcionou sem a participação da estagiária (em gozo de recesso remunerado) e uma servidora (em gozo de férias), sendo o atendimento conduzido diretamente pelo gestor.
Especificamente ao dia 23/12, o gestor, tendo consulta médica marcada para 13:30 em Jacobina, ordenou ao vigilante o devido controle de entrada de pessoas, de modo a preservar a capacidade operacional de atendimento e não inviabilizar a realização de urgente consulta. Ainda assim, foram atendidas 48 pessoas, e o último atendimento, finalizado às 12:25 hs (os portões são fechados pontualmente às 12:00 hs).
De acordo com o gráfico “Atendinômetro”, a referida agência do INSS já realizou 12.689 atendimentos durante o ano de 2025. Por mais que se esforce diariamente na busca pela excelência e a humanização do atendimento, jamais conseguirá em 100% dos casos, devido à concorrência de fatores como complexidade e diversidade dos serviços, alta demanda, dinâmica fluída (rápida entrada e saída de pessoas e a sua distribuição para diferentes setores) e necessidade de resolutividade nos guichês de atendimento.
Oportunamente, informamos que, em obediência a dispositivos legais, a APS de Miguel Calmon atende normalmente em quatro feriados municipais: 24/06, 06/08, 31/10 e 08/12.
O cidadão brasileiro tem a sua disposição o portal https://falabr.cgu.gov.br/web/, mantido pela Controladoria Geral da União, onde poderá fazer um pedido de acesso à informação, fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões".
Gerência da Agência da Previdência Social de Miguel Calmon
Redação Calmon Notícias