Cidadã emite nota de repúdio contra agencia do INSS de Miguel Calmon

Imagem: Reprodução/Google

Na manhã desta quarta-feira, 24 de dezembro de 2025, a professora aposentada, Ângela Marques, manteve contato com o Calmon Notícias, emitindo uma nota de repúdio com o atendimento recebido na agência de Miguel Calmon-BA.

Segue abaixo a nota na íntegra:

"Nota de Repúdio

Sou uma cidadã conhecida em toda minha cidade, que me acolhe e me respeita com muito amor, mas fui destratada na agência do INSS ontem, dia 23/12, onde o funcionário que trabalha como guarda não deixou eu nem entrar na repartição, dizendo que já tinha chegado o limite de atendimento. 

Hoje, dia 24/12, ao chegar na agência, perguntei qual a forma para o atendimento. Este mesmo disse que era atrás de um senhor. Disse: eu estou com problema de saúde, tenho direito à prioridade. Ele disse que a prioridade do INSS era para pessoas com mais de 80 anos. Fiquei indignada, não tenho ainda esta idade, mas estou com problema de saúde, inclusive uso máscara por questão do meu problema de saúde. 

A minha imunidade fica baixa, não posso ter contato com muitas pessoas. O chefe desse estabelecimento não tomou nenhuma providência. As pessoas que lá estavam foram humanas e deixaram eu ter prioridade. Quando fui para o atendimento, o funcionário disse que era assim que agia, foi simplesmente indiferente.

Meu repúdio, minha indignação, àqueles dois funcionários que lá estavam". (Professora Ângela Marques).


Direito de resposta

Em direito de resposta, a Gerência da Agência da Previdência Social de Miguel Calmon, emitiu uma nota ao Calmon Notícias.

Confira abaixo o direito de resposta:

"Em direito de resposta, a Gerência da APS de Miguel Calmon esclarece que, de acordo com o parágrafo 1º, do artigo 06 da PORTARIA DIRBEN/INSS Nº 982, de 22 de fevereiro de 2022, “O direito à prioridade especial é garantido ao idoso maior de 80 (oitenta) anos”. 

Quanto à alegação do atendimento do dia 23 e 24/12, a agência funcionou sem a participação da estagiária (em gozo de recesso remunerado) e uma servidora (em gozo de férias), sendo o atendimento conduzido diretamente pelo gestor. 

Especificamente ao dia 23/12, o gestor, tendo consulta médica marcada para 13:30 em Jacobina, ordenou ao vigilante o devido controle de entrada de pessoas, de modo a preservar a capacidade operacional de atendimento e não inviabilizar a realização de urgente consulta. Ainda assim, foram atendidas 48 pessoas, e o último atendimento, finalizado às 12:25 hs (os portões são fechados pontualmente às 12:00 hs). 

De acordo com o gráfico “Atendinômetro”, a referida agência do INSS já realizou 12.689 atendimentos durante o ano de 2025. Por mais que se esforce diariamente na busca pela excelência e a humanização do atendimento, jamais conseguirá em 100% dos casos, devido à concorrência de fatores como complexidade e diversidade dos serviços, alta demanda, dinâmica fluída (rápida entrada e saída de pessoas e a sua distribuição para diferentes setores) e necessidade de resolutividade nos guichês de atendimento. 

Oportunamente, informamos que, em obediência a dispositivos legais, a APS de Miguel Calmon atende normalmente em quatro feriados municipais: 24/06, 06/08, 31/10 e 08/12.

O cidadão brasileiro tem a sua disposição o portal https://falabr.cgu.gov.br/web/, mantido pela Controladoria Geral da União, onde poderá fazer um pedido de acesso à informação, fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões". 

Gerência da Agência da Previdência Social de Miguel Calmon

Redação Calmon Notícias

Atualizada em quarta-feira, 24/12/2025, às 15h20min.

Postar um comentário

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Calmon Notícias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Clinica Sorrir+